5 dicas para cuidar dos olhos no Verão

 

Sol, piscina e mar são a combinação perfeita, mas qualquer atividade realizada sob o sol necessita de alguns cuidados. Os nossos olhos são muito frágeis e são constantemente afetados pelos raios solares, cloro da piscina, protetor solar, suor, mar podendo ocasionar doenças como conjuntivite, infecções e alergias. Por isso o oftalmologista Coordenador do Departamento de Córnea da Fundação Altino Ventura (FAV), Lucio Maranhão, recomenda cuidados especiais para os olhos durante o verão.

– Nunca esquecer dos óculos de sol

– Use um boné ou chapéu para auxiliar na proteção

– Evite ficar com olhos abertos embaixo da água na piscina, o cloro e outros produtos contidos na água irritam e podem causar alergias

– Lave o rosto para tirar toda água do mar, suor ou protetor solar que em contato com os olhos podem causar irritação

– Excesso de maquiagem podem levar a irritação ocular, cuide bem da limpeza nos cílios

O oftalmologista  destaca que os óculos escuros de má qualidade e sem a proteção UV nas lentes, que normalmente são vendidos por preços baratos, são uma ferramenta traiçoeira para os olhos. “O excesso de luz natural realmente incomoda a visão e, por isso, tendemos a utilizar os óculos. Mas usar um acessório sem qualidade é proteção UV aumenta os riscos para danos na retina e formação de Catarata. Com óculos escuro sem boa proteção, a pupila dilata é exposta de forma arriscada os olhos a radiação”, explica o médico.

A areia da praia é outro fator que causa danos à superfície ocular. De acordo com Lucio Maranhão, quando ocorrer o contato, deve-se lavar os olhos imediatamente com água limpa ou soro fisiológico e se persistirem os sintomas de dor, vermelhidão ou incômodo, orienta procurar um médico oftalmologista o mais rápido.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *