DestaqueMercado

5 dicas para empreendedores aprenderem sozinhos a gerenciar suas empresas

Muitos empreendedores provavelmente conhecem dias assim: perder o sono pensando em coisas da empresa, passar a manhã correndo atrás dos clientes ou de pendências, e passar a tarde quebrando a cabeça para resolver problemas.

Alguns proprietários de empresas ficam se sentindo mal por não conseguirem se adaptar aos cursos existentes (seja de graduação ou pós-graduação), mas, na verdade, são os cursos que têm a responsabilidade de se adaptar para poder apoiar os empresários na difícil jornada de conduzir uma empresa no Brasil.

Se você consegue enfrentar no dia a dia os desafios que os empresários superam no Brasil, você merece cursos que entendam suas necessidades e pode ser criterioso na escolha.

Nem sempre dá para se ausentar muito da empresa ou pagar um bom curso, apesar de existirem algumas opções até de pós-graduação que consideram isso (aulas uma vez na semana, à noite, e bolsas de estudos).

É possível sim ser “autodidata”. Mas quando estamos fora da sala de aula e o jogo de empreender é de verdade, arriscar gera, na melhor das hipóteses, um enorme frio na barriga e, na pior das hipóteses, consequências para seu negócio.

Possivelmente vai levar mais tempo para chegar a um patamar de conhecimento que só os empresários com muitos anos de experiência conseguem atingir. Através do conhecimento formal, dá para pular algumas etapas.

Contudo, valorize sua experiência, porque ela é (comprovadamente) uma das maiores fontes de conhecimento. Se você tem a garra de fazer uma empresa crescer, consegue também aprender e desenvolver novas competências, mesmo quando não está em cursos formais.

Para facilitar quem não pode cursar a educação formal, o Prof. Dr. Sérgio Nunes Muritiba, coordenador do curso de Pós-graduação Gestão de Negócios para Proprietários de Empresa, elencou as dicas a seguir.

1. Seja autodidata. Não precisa ler tudo que aparece na sua frente, mas tente antecipar os problemas que você vai enfrentar na sua empresa e ler coisas que o ajudem a se preparar. Recomendamos até que você comece a buscar em bases científicas, como o Google Scholar, onde você encontra, com algum treino, artigos que trazem conhecimentos testados e que você pode aplicar em sua empresa.

2. Busque se conhecer melhor. Cada um tem as próprias prioridades para se desenvolver no momento, e você pode tirar um tempo para entender quais são as suas.

3. Ter alguém experiente para o apoiar. Muitas empresas grandes têm conselhos de administração, que são grupos de profissionais com muita experiência que ajudam a tomar as decisões mais importantes. Mesmo que você não tenha, pode eleger um mentor para apoiá-lo na sua trilha: um ex-professor, colega empresário mais experiente, ou até um parente. O importante é ter alguém para compartilhar as experiências com você.

4. Ter seu próprio grupo de empresários-colegas para trocar experiências. Algumas associações ou grupos permitem encontros periódicos para você se beneficiar da experiência dos outros.

5. Programa gratuito. Por fim, se quiser conhecer um programa de desenvolvimento de empresários gratuito para você ter seu grupo de colegas para trocar experiências, e uma trilha de desenvolvimento personalizada, o GEPRA preparou um programa gratuito aberto a empresários, empreendedores, sócios ou herdeiros que estão começando a assumir os negócios – o Programa Elenkus (http://www.gepra.com.br/elenkus). As turmas são semestrais e o programa, que é gratuito, dura seis meses e segue os quatro princípios acima.

GESTÃO DE NEGÓCIOS PARA PROPRIETÁRIOS DE EMPRESA

Voltado para proprietários de empresas, o curso de Especialização em Gestão de Negócios para Proprietários de Empresas da FECAP visa capacitar empresários e empreendedores a desenvolver competências que podem auxiliá-lo a gerir sua empresa e obter o desejado sucesso empresarial e pessoal. Todas as aulas e atividades do programa foram desenhadas visando à aplicação imediata em ações que promovam melhorias no curto, médio e longo prazo da empresa dos proprietários participantes, e também visando a seu crescimento pessoal.

No curso, as aulas presenciais são todas vivenciais, com uso de metodologias de aprendizagem ativa. Assim, durante as aulas haverá constante troca de experiências e aprendizagem dinâmica centrada nos alunos.

Por conta do método inovador, todos os docentes do curso possuem perfil excepcional em termos de experiência profissional e/docente: são conselheiros profissionais de empresas (os responsáveis por aprovar e direcionar as principais decisões das empresas maiores, escolher e avaliar o presidente e os principais diretores); acadêmicos com reconhecida titulação e publicação científica, com vasto envolvimento e reconhecimento empresarial; ou profissionais executivos e consultores em nível estratégico, capacitados e preparados, com notável reputação e reconhecimento.

Durante o curso, os participantes também terão contato com instituições renomadas que fomentam negócios em crescimento, tais como a Bolsa de Valores, Institutos e Fundos de Investidores para diversos portes de empresas.

Saiba mais sobre o curso: http://www.fecap.br/pos-graduacao/gestao-de-negocios-para-proprietarios-de-empresas1/

O COORDENADOR

Sérgio Nunes Muritiba é um atuante profissional e pesquisador em Governança Corporativa, Doutor em Administração de Empresas pela USP, com doutorado-sanduíche pela Virginia Tech University (2008). Realizou pós-doutorado na Columbia University com bolsa de pós-doc da CAPES (2012).

É sócio fundador da empresa GEPRA, que promove o desenvolvimento e produz estudos científicos e pesquisa aplicada a proprietários de empresas. Participa de Grupos de Trabalho e projetos de pesquisa aplicada com a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão, antiga BM&FBovespa) e IBGC, sendo responsável, inclusive, por organização de livros nestas instituições.

Foi professor de diversos cursos de graduação e dos programas de mestrado e doutorado em Administração da Uninove (2009-2012) e dos programas de Mestrado em Administração e Mestrado Profissional em Governança Corporativa da FMU (2013-2015), nos quais orientou trabalhos de mestrado e doutorado.

É editor-chefe da Revista de Governança Corporativa (www.rgc.org.br). Foi palestrante convidado da NACD Board Leadership Summit em Washington DC (2012).

Seus projetos de pesquisa receberam apoio de instituições de fomento como CNPq (2001), Capes (2003-2005, e também em 2012) e FAPESP (2005-2009).

Teve artigos premiados em conferências como Best paper do ENANPAD e AIB-LAT, e recebeu em duas ocasiões o Prêmio IBGC Acadêmico. Publicou diversos artigos em periódicos indexados nacionais e internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: governança corporativa, estratégia e estratégia de gestão de pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *