Aliança Francesa promove extensa agenda de atrações virtuais para celebrar a Francofonia

No dia 20 de março é celebrado o Dia Internacional da Francofonia, criado com a missão de promover a língua francesa em todo o mundo. No Brasil, a programação da Semana da Francofonia 2021 é promovida pela Embaixada da França e pela rede de Alianças Francesas no país, reunindo diversos eventos culturais virtuais sob a temática “L’air” (o ar). Com o lema “Respirez, vous parlez français” (Respire, você fala francês), os eventos nas áreas de música, audiovisual, artes cênicas, artes visuais, gastronomia e literatura serão transmitidos online entre os dias 15 e 20 de março.

A programação diária divide-se entre eventos permanentes, como a exposição virtual “Fronteiras – 9º Prix Photo Aliança Francesa”; além da série de entrevistas “Almoço com…”, realizada sempre às 12h, com participação de artistas e profissionais franceses e francófonos  e transmitida nos canais YouTube da Aliança Francesa Brasil e Aliança Francesa Rio de Janeiro; e da série musical !Noites Francófonas”, com lançamentos e transmissões ao vivo sempre às 19h. Ateliers virtuais e eventos Pop Up para público infantil e adulto, também integram a programação.

Entre as atrações programadas, destacam-se a mostra online “Curta em Francês” de curtas-metragens francófonos, em parceria com o SESC SP; a experiência musical e poética “Chaise longue, musique et poésie” do grupo Pelouse; uma live gastronômica com o chef Frédéric Monnier; além da abertura da Francofonia com apresentações exclusivas de Pauline Croze e Séverin.

No dia 20 de março e durante todo o mês, a Festa da Francofonia celebra a democratização da língua e cultura francesas ao redor do mundo. Atualmente mais de 300 milhões de pessoas espalhadas pelos cinco continentes falam francês, segundo dados do Observatoire de la langue Française, e mais de 80 estados fazem parte da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

A programação completa da Semana da Francofonia 2021 pode ser conferida na página oficial da Aliança Francesa Brasil no Instagram (@aliancafrancesabrasil).

Em Pernambuco – Também dentro da programação da Semana da Francofonia no Brasil, a Aliança Francesa Recife promove, na próxima sexta-feira, dia 19 de março, às 19h, uma live musical. Quem comanda é o cantor e professor de francês radicado em Pernambuco, Damien Marre, que promete trazer no repertório uma viagem por títulos de artistas francófonos oriundos de países como Bélgica, Quebec, África e, é claro, França. Na live, que acontece no Instagram da Aliança Francesa Recife (@afrecife), ele interpretará músicas de Angèle, Vianney, Garou, M-Toumani Diabaté, entre outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *