Avenida Conselheiro Aguiar recebe plantio de 75 mudas pelo projeto “Bora Plantar?”

A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), está dando um novo visual à Avenida Conselheiro Aguiar, em Boa Viagem, Zona Sul da cidade. Ao todo, 75 mudas serão plantadas no canteiro central ao longo da via, sendo 52 de ipês (branco, roxo e rosa) e 23 sabonetes. A ação será desencadeada próxima à Villa Naro, nesta terça-feira (30), às 09h, e conta com a mobilização da sociedade civil e dos empresários do local.

O secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho, frisa que as ações de plantio estão sendo intensificadas nos locais em que há potencial, e que a população pode solicitar o serviço pelo Programa “Bora Plantar?” através do canal 156. “Depois do sucesso da Maratona Verde do Recife, temos que intensificar o plantio na cidade, por isso que peço que a população abrace a causa e solicite o serviço através do “Bora Plantar?” Além disso, a ação também é uma forma de cuidar do meio ambiente, já que as atividades de reflorestamento promovem a diminuição da concentração do CO2 na atmosfera, desempenhando importante papel no combate ao efeito estufa”, avaliou.

José Neves Filho destaca ainda que os técnicos da SMAS também farão a manutenção das mudas, mas é fundamental que os próprios cidadãos façam a sua parte e contribuam com a preservação das árvores. “Serão 75 mudas que irão fornecer sombra e mudar a paisagem do local. É um benefício para a comunidade, por isso é importante que cada um abrace a causa e ajude na preservação das mudas para que elas possam crescer e se desenvolver”, argumentou.

Para o plantio são adotados critérios como a presença de fiação elétrica e largura do calçamento, quais espécies são mais adequadas para cada localidade, além de questão paisagística. A equipe responsável pelo plantio é a de Arborização da SMAS, que realiza todo o serviço desde a abertura de alegrete, berço, colocação de adubo, plantio e tutoramento das mudas.

Projeto Bora Plantar? – A Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), oferece à população o projeto “Bora Plantar?”, que faz parte do Plano de Arborização da Capital e visa ordenar e planejar o plantio de árvores no município. Além disso, o “Bora Plantar?” tem o objetivo de incentivar o plantio, ampliar a vegetação e fomentar o paisagismo dos espaços de uso coletivo na cidade. O projeto atua de duas maneiras: através do 156 e de acordo com o planejamento da SMAS, que terá como critérios os locais com baixa cobertura do verde e elevada temperatura de superfície, além de vias com rotas cicláveis. Ao ligar para o 156, o solicitante abre um protocolo para análise e, a partir daí, técnicos ambientais da SMAS vão até o logradouro para uma avaliação e escolha das espécies a serem plantadas na área sugerida pelo morador. Todo o processo demora em média 20 dias e é gratuito. Na vistoria é analisada a área do plantio, se há presença de tubulações, distância de outras árvores e qual porte e espécie devem ser utilizados.

Serviço:
Plantio de 75 mudas na Avenida Conselheiro Aguiar
Data: Terça-feira (30 de julho)
Hora: 09h
Local: Av. Conselheiro Aguiar, próximo à Villa Naro

 

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *