Batata palha de batata doce: Uma alternativa mais saudável e fácil de fazer

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Deliciosa e versátil, a batata palha completa qualquer tipo de prato com maestria, sendo a favorita de muitos na hora de acrescentar uma dose extra de sabor à refeição. O problema é que essa iguaria, muitas vezes, vem acompanhada de uma alta quantidade de sódio e conservantes, o que faz o ingrediente ser um vilão para atletas, pessoas com sobrepeso, e para quem, simplesmente, deseja manter um hábito alimentar saudável. Por isso, cada vez mais, a batata-doce vem entrando em cena como uma alternativa menos calórica e mais nutritiva à já tradicional batata inglesa.

No Dog on the Road, por exemplo, do empresário e gastrônomo Gustavo Veiga, a batata palha que finaliza os cachorros-quentes Rota 66, BR 101, 17 de Agosto e Infinita Highway, é feita com a hortaliça. A raiz, que é queridinha de quem pratica malhação, ajuda a controlar o índice glicêmico, fortalece o sistema imunológico e ainda ajuda a emagrecer, pois diminui o apetite devido à sua grande quantidade de fibra. Para Veiga, no entanto, ela também funciona como uma forma de surpreender o cliente. “Quem degusta a batata vai sentir, primeiramente, o sabor salgado e característico do tempero e em seguida o leve adocicado que desperta e agrada o paladar”, afirma o gastrônomo.

Para fazer em casa, basta descascar as batatas, na quantidade que você preferir, lavá-las bem e depois enxugá-las o máximo possível. Quando menos água tiver nas batatas, mais crocantes elas vão ficar. Depois, é só ralá-las em uma espessura não muito fina e fritar em óleo bem quente. Não frite muitas por vez para o óleo não diminuir a temperatura e as batatas ficarem murchas! Quando elas estiverem bem douradas e crocantes, retire-as da panela e coloque em um prato coberto com guardanapos ou toalhas de papel para que o restante do óleo seja absorvido. Quando todas as batatas estiverem prontas e sequinhas, tempere com sal a gosto e sirva.

%d blogueiros gostam disto: