Comida de cinema: Saiba onde encontrar os pratos que fizeram sucesso nos filmes

Existem filmes que marcam as nossas vidas e certos pratos nos fazem ter aquela sensação de nostalgia ao lembrar da infância, de uma viagem ou de um romance antigo. E para aproveitar esse restinho de férias do mês de janeiro, nós montamos uma lista com cinco iguarias que marcaram o cinema para você experimentar (ou fazer em casa) enquanto assiste a esses filmes que, além de serem ótimos para uma tarde preguiçosa, ainda dão água na boca! Confira.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Salmão – A Vida é Bela: A emocionante história do judeu Guido (Roberto Benigni) e do seu filho Giosué (Giorgio Cantarini) é contada no belíssimo clássico italiano A Vida é Bela, de 1997. Durante a Segunda Guerra Mundial, eles são levados para um campo de concentração nazista. Por ser um homem simples, inteligente, espirituoso e bem humorado, Guido usa a imaginação para fazer o filho acreditar que tudo é uma grande brincadeira. Antes de passarem pelo campo de concentração, o judeu utilizava seus lindos dons para atender os clientes do restaurante onde trabalhava como garçom. Em uma das cenas, entre tiradas divertidíssimas, ele serve um apetitoso Salmão. Para quem também quer comer um salmão e ser servido de maneira divertida, a sugestão é o prato Miraflores do restaurante Chiwake – cubos de salmão selados em crosta de gergelim sobre batata-doce grelhada em creme de espinafre e aguaymanto. O filme concorreu em sete categorias do Oscar, levando a estatueta de melhor ator, melhor filme estrangeiro e melhor trilha sonora – e, se existisse, levaria a premiação de melhor indicação de prato.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Corn Dog – O Diário da Princesa: No filme O Diário da Princesa, a personagem de Anne Hathaway, Mia Termópolis, aparece ao lado da sua avó Clarice, interpretada pela veterana Julie Andrews, em um tour pela divertida cidade de São Francisco. Entre ladeiras e parques de diversões, as duas param para um lanche rápido em um dos observatórios da cidade e Mia pede um prato que é a cara da atmosfera jovem e urbana do lugar: o corn dog. Clarice, acostumada com os sabores da alta gastronomia europeia (mais especificamente do fictício país de Genóvia), fica apreensiva, mas se derrete assim que prova a iguaria. Feita com uma massa frita crocante e recheada com queijo só podia ser uma delícia! Para quem quiser experimentar, a dica é o corn dog do Dog On The Road, localizado na Pracinha do Shopping Recife, em Boa Viagem.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Pizza de Marguerita – Comer, Rezar e Amar: Que a pizza é uma paixão mundial, ninguém duvida. Tanto que o prato de origem italiana já foi usado como refeição nas cenas de vários filmes, como ‘Esqueceram de Mim’, ‘A herança de Mr. Deeds’, ’As Tartarugas Ninjas’, ‘Loverboy – Garoto de Programa’, entre outros. No drama americano ‘Comer, Rezar e Amar’, a personagem Liz Gilbert, interpretada por Julia Roberts, aproveita sua viagem à Itália para explorar um pouco mais o universo da gastronomia. Em um de seus passeios, ela vai à Pizzaria Da Michele e experimenta a apetitosa pizza de Marguerita. De encher os olhos e a boca d’água! Para quem busca uma delícia como essa, a sugestão é o Pizza da Praça, restaurante situado no Empório Gourmet Reserva do Paiva, que oferece diversos sabores com recheio doces e salgados, além da Marguerita, claro, que leva molho italiano, muzzarela, tomates e folhas de manjericão.

Foto: Thais Carvalho
Foto: Thais Carvalho

Brownie – Um lugar chamado Notting Hill: Na comédia romântica Um Lugar chamado Notting Hill, estrelada por Julia Roberts e Hugh Grant, os personagens Anna e William se encontram numa livraria e começam a se relacionar. Pouco tempo depois, William a leva para um jantar na casa dele para que ela conheça sua família. Durante a conversa, o grupo propõe um desafio: contar um episódio triste da vida. Ao final, quem tivesse a pior história venceria a disputa e ganharia o último brownie como recompensa. No filme, quem levou a melhor foi William, mas se alguém quiser saborear a deliciosa sobremesa basta ir ao Caffè Trieste do Empório Gourmet Reserva do Paiva. Lá há diversas opções com recheios e coberturas variadas.

Foto: Greg Rosa
Foto: Greg Rosa

Vieiras – Sem Reservas: A comédia romântica estadunidense Sem Reservas (2007) se passa em um sofisticado restaurante de Manhattan. Catherine Zeta-Jones dá vida a chef Kate Armstrong, que leva seu trabalho com muita seriedade. Tudo é colocado em jogo quando ela fica responsável pela sobrinha Zoe (Abigail Breslin), de nove anos, que tenta se encaixar na rotina agitada da tia. Ao mesmo tempo, Kate tem que lidar com o novo subchefe do restaurante, Nick (Aaron Eckhart), que gosta de trabalhar de forma divertida e escutando ópera. Uma das cenas mais apaixonantes é quando os dois trabalham juntos na construção de um prato muito delicado: a vieira. Apaixonante também é essa iguaria, que pode ser encontrada no novo cardápio do Chicama, do chef Biba Fernandes. Lá, as vieiras são servidas grelhadas sobre creme de aspargos frescos em salsa de aguaymanto.

%d blogueiros gostam disto: