Confiança dos empresários é a maior desde fevereiro de 2013

 

O primeiro mês do ano foi marcado pelo otimismo dos empresários, creditado, sobretudo, às propostas de reforma e controle dos gastos públicos

 O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de Pernambuco cresceu no início deste ano e atingiu 63,4 pontos em janeiro, o mesmo resultado da região Nordeste. A boa expectativa sobre as condições atuais da economia não acontecia de forma tão expressiva desde fevereiro de 2013, quando o crescimento do País atingia a marca de 3%. O levantamento feito pela Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) indica que o empresário do Estado prever boas condições para o seu negócio para os próximos seis meses.

“O aumento da confiança do empresário industrial é resultado de avanços positivos sobre as condições atuais da economia, das empresas e das conjunturas futuras da indústria de Pernambuco e do País”, justificou Cézar Andrade, coordenador do Núcleo de Economia da FIEPE.  Na comparação com dezembro de 2018, o ICEI também apresentou comportamento ascendente, aumentando 5,5 pontos. O índice está 12,7 pontos acima da sua média histórica, que é de 50,7 pontos.

O ICEI de janeiro cresceu graças aos fatores de condição atual e de expectativa – componentes da pesquisa. O de condição atual – aquele que mede o otimismo do empresário frente ao mercado – avançou de 45,4 para 53,6 pontos. Em todos os componentes do índice de condição da atual economia brasileira e da empresa passaram, respectivamente, de 45,9 para 56,2 pontos e de 46,3 para 53,9 pontos. Valores acima de 50 indicam situação melhor ou expectativa otimista.

O de expectativas para os próximos seis meses revelou acréscimo de 64,1 para 68,3 pontos. “A perspectiva para efetivação das reformas propostas, a retomada de investimentos e o controle da taxa de juros podem ter contribuído para a melhora dos indicadores de confiança”, comentou Andrade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *