Conservatório Pernambucano de Música recebe Fábio Martino em dois concertos no Recife

O pianista apresenta o álbum “Latin soul”, nesta quarta (29), e na quinta, participa de recital com a Orquestra de Câmara de Pernambuco no Teatro de Santa Isabel

O Conservatório Pernambucano de Música recebe, nos dias 29 e 30 de maio, o pianista Fábio Martino, que vem se destacando no cenário internacional e ganhando fama como o “mágico do piano”. Ele participará do projeto Temporada no Pátio, nesta quarta-feira (29), apresentando as canções do seu álbum Latin Soul, lançado este ano, na Concatedral de São Pedro dos Clérigos.

Já na quinta-feira(30), o músico promove concerto, acompanhado da Orquestra de Câmara de Pernambuco, no Teatro de Santa Isabel. Ambas as programações são gratuita.

A gerente geral do Conservatório, Roseane Hazin, destaca a importância de ouvir um grande músico, especialmente se ele tem formação e experiência internacional. “O contato com solistas e professores redimensiona a visão da música para as novas gerações e atualiza a visão estética do público. Cada oportunidade que Pernambuco tem de receber um músico erudito do porte de Fabio Martino é preciosa. Isso reflete certamente na formação estética do público e, principalmente dos alunos de música do Estado. Essa é uma necessidade e um privilégio para a cidade e para o Estado, e uma das missões do Conservatório” finaliza.

No recital desta quarta, Fábio interpretará canções de compositores latinos, como Villa-Lobos, Ginastera, Guastavino e Guarnieri. As músicas Plantio do caboclo e Alma brasileira, de Villa-Lobos; Danza del viejo boyero, de Ginastera; Sonatina em sol menor e Lento muy expresivo, de Guastavino; e Dança selvagem, de Guarnieri, fazem parte do programa da noite.

O evento da Temporada no Pátio, promovida em parceria pelo Conservatório, Arquidiocese de Olinda e do Recife e Instituto Dom Hélder Câmara, ocupa uma vez por mês a Concatedral de São Pedro dos Clérigos, no Pátio de São Pedro. A apresentação está marcada para as 19h30.

Já no Teatro de Santa Isabel, Fábio Martino ganha, além da companhia da Orquestra de Câmara de Pernambuco, a da violista Laila Campelo, do Quarteto Encore. Na ocasião, o solista e orquestra apresentarão o Concerto nº 20, K466, e a Sinfonia nº 25, de W.A. Mozart, além da Fantasia para Viola e Orquestra, de Hummel. A apresentação está marcada para as 20h e os ingressos serão distribuídos gratuitamente, na bilheteria do teatro, uma hora antes do concerto.

SOBRE FÁBIO MARTINO

Fábio Martino iniciou os seus estudos de piano já aos cinco anos de idade, no instrumento de sua avó, uma professora em São Paulo. Dezessete anos mais tarde, Martino compra seu primeiro instrumento Steinway, depois de conquistar o primeiro lugar no maior concurso internacional de piano da América Latina, o “BNDES”. Nesse meio tempo, ganhou mais de 20 competições internacionais de piano. Como solista, ele já interpretou internacionalmente concertos para piano e orquestra de Prokofiev, Rachmaninov, Beethoven, Mozart, Gershwin, Schumann, Medtner, Mozart, Bartók, entre outros, acompanhado por importantes orquestras como: Osesp, Petrobras Sinfônica, Filarmônica de Minas Gerais, Badische Staatskapelle, Filarmônica de Stuttgart, Sinfônica da Rádio da Baviera, Sinfônica de Berlin, Sinfônica de Shenzhen, Orquestra Filarmônica de Câmara Tcheca, entre muitas outras.

PROGRAMA

CONCERTO DE MAIO

Wolfgang A. Mozart Sinfonia nº 25 in Sol menor – K. 183

  1. Allegro con brio
  2. Andante

                                 III. Minueto

  1. Allegro

Johann N. Hummel Fantasia para Viola e Orquestra – Op.94

Solista: Laila Campelo

Wolfgang A. Mozart Concerto No. 20 para Piano e Orquestra – K. 466

Solista: Fábio Martino

 

Regência: José Renato Accioly 

 

SERVIÇO

TEMPORADA NO PÁTIO – Quarta-feira, 29 de maio, na Concatedral de São Pedro dos Clérigos (Pátio de São Pedro), às 19h30. Entrada franca.

QUARTAS MUSICAIS – Quinta-feira, 30 de maio, no Teatro de Santa Isabel (Praça da República, S/N, Santo Antônio), às 20h. Os ingressos podem ser retirados na uma hora antes do espetáculo na bilheteria do local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *