Cultura brasileira perde o percussionista Naná Vasconcelos

nana-vasconcelos-foto-armando-artoni
Um músico, um mito, um alento para nossas almas. A expressão cultural que Naná Vasconcelos exalava, ia além do que o músico demonstrava em palco ao reger seus 400 batuqueiros.
Não teremos mais noite de tambores silenciosos, não teremos mais o marco da abertura do carnaval pernambucano, mas teremos o mito e nos encheremos de orgulho ao lembrar que um dos maiores músicos do Brasil, foi também do mundo, quando recebeu oito Grammys consecutivos.

Te daríamos muito mais, Naná. Pela simplicidade, pela autenticidade e pela alma que, numa serenidade sem igual, conversava com quem de ti se aproximava. Você não precisava de holofotes, mas tinha todos os que desejasse ao seu redor e ainda assim, repetindo com humildade, declarava: eu sou um Brasil que o Brasil não conhece.
O tapete vermelho do Oscar não foi estendido para você neste ano com a trilha do Menino e o Mundo, mas para aquele que teve o dom de silenciar uma noite de carnaval, nós estenderemos todos os tapetes vermelhos para sempre.
A pauta desta próxima edição da Terra Magazine sobre as trilhas que o músico produziu para o cinema teve que ser guardada. Quiseram os guardiões dos céus e da espiritualidade que fosse assim. Mas nos acalentaremos ao lembrar que foi o músico quem estampou uma das capas mais agraciadas da nossa revista, edição 22, em 2013, num exímio trabalho pensado e produzido pelo nosso editor, Claudio Barreto, pelo nosso conselho editorial com Izabelle Rino e Sheila Carneiro, reportagem desta que vos fala, Ana Paula Bernardes e cliques por Armando Artoni. Uma longa tarde cultural do mês de março (!!!) que ficará guardada para sempre em nossa memória e em nossos corações.
Querido Juvenal de Holanda Vasconcelos, nosso respeito, gratidão e eterna admiração. O Oscar da vida vai para você.

Aos que não tiveram a oportunidade de conferir esta nossa reportagem, clique aqui e confira a matéria. Aos que já viram, vamos relembrar?

Fotos: Armando Artoni

[av_gallery ids=’15687,15686,15685,15684,15683,15682,15681,15680,15679,15678,15695′ style=’thumbnails’ preview_size=’portfolio’ crop_big_preview_thumbnail=’avia-gallery-big-crop-thumb’ thumb_size=’portfolio’ columns=’5′ imagelink=’lightbox’ lazyload=’avia_lazyload’]

Capa da edição 22 | foto Armando Artoni
Capa da edição 22 | foto Armando Artoni

 

%d blogueiros gostam disto: