Dermatologistas elencam cuidados para pele e cabelo durante o verão

Pele bonita, viçosa, sem marcas e saudável. Esses são os desejos quase que unânimes entre as mulheres. Cuidar da cútis é parte de uma rotina diária de beleza e de saúde e para garantir a pele perfeita, o cuidado deve ser interno e externo. Além de loções e tratamentos, é preciso ter alimentação adequada e se hidratar muito. A dermatologista da clínica Real Derma, localizada no Real Hospital Português, Patrícia Guimarães, dá dicas importantes para manter uma pele impecável. Confira:

– Usar protetor solar sempre e em qualquer época do ano. No verão, o uso deve ser intensificado.

– Hidratação é fundamental para nossa pele. A orientação é ingerir bastante líquido. Além disso, hidratantes faciais adequados a cada tipo de pele também são bem vindos.

– Limpeza adequada. Após a retirada de toda maquiagem, é indicado o uso do sabonete para limpeza facial. Os sabonetes também devem ser adequados para cada tipo de pele.

– Iniciar uso de produtos anti-idade já a partir dos 25 anos. Os cuidados para retardar os sinais de envelhecimento devem começar cedo. É importante que você pergunte ao dermatologista os cuidados adequados para cada faixa etária, de acordo com o objetivo, disponibilidade de tempo e tipo de pele.

– Evitar tabagismo, pois aumenta produção de radicais livres, acelerando o envelhecimento.

– Existem produtos específicos para peles seca, oleosa, mista e também para peles sensíveis. Por isso, é importante a ida ao dermatologista para entender qual o tipo da sua pele.

Quando se trata de proteção solar, a pele não é a única que sofre com os danos, o cabelo também. Os raios ultravioletas danificam a estrutura da fibra capilar, deixando os fios ásperos, ressecados, sem brilho e com pontas duplas. Muita gente desconhece, mas o dermatologista é o profissional adequado para cuidar da saúde dos fios. Para proteger os fios é simples, basta utilizar cosméticos, que possuam proteção solar, formulados para proteger as madeixas.

No calor que esse verão está prometendo, a dica é apostar em produtos simples. “Por ser um produto completo com proteção solar e agentes hidratantes, o leave-in não pesa no fio e é multifuncional”, explica dermatologista Rosana Chagas. Além do leave-in, shampoos e condicionadores que têm componentes em sua fórmula que combinam vitaminas, podem fortalecer a nutrição. “O D-pantenol é um excelente ativo para regenerar profundamente a estrutura da fibra capilar, pois devolve a flexibilidade e elasticidade natural promovendo a hidratação intensa”, explica Rosana.

A dermatologista ainda dá dicas básicas para garantir a saúde dos fios, entre elas, nunca dormir com o cabelo molhado, evitar esfregar o couro cabeludo com as unhas, remover todo condicionador no banho e usar máscaras e ampolas de hidratação com frequência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *