Dia 26 dia do Cacau: Receita Brigadeirão

Dia do cacau, no dia 26 de março é comemorado o dia do cacau, a principal matéria-prima para produção do chocolate. Com isso é considerado o dia do chocolate. E para comemorar essa data a Chef Lidiane Barbosa preparo uma receita de um delicioso brigadeirão.

Ingredientes para o Leite Condensado:

350ml de leite de coco caseiro ou 250g de biomassa de banana verde
8 colheres de sopa de açúcar demerara (ou 5 colheres de sopa de eritritol)
2 colheres de sopa rasas de goma de tapioca

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve ao fogo baixo, cozinhe até desgrudar do fundo da panela.Feito isso vamos ao BRIGADEIRÃO.

Ingredientes:
4 ovos
1 receita de leite condensado (receita acima)
1 xícara de leite de coco
1 1/2 xícara de açúcar de coco ou 1 xícara de eritritol
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de sopa de manteiga ghee ou óleo de coco extra virgem
1 colher de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes no liquidificador. Quando estiver liso e homogêneo, coloque em uma forma pequena de buraco do meio, untada com óleo de coco e polvilhe cacau em pó. Leve ao forno 180c – EM BANHO MARIA – por 50 minutos (as laterais precisam desgrudar da forma). Desenforme, leve a geladeira por 1 hora. Sirva em seguida.8

Mais sobre Chef Lidiane Barbosa:

A chef, trocou uma especialização com foco na carreira jurídica pelo curso de técnicas em gastronomia na Escola de Restauració I Hostalatge, de Barcelona, em 2002.

Não demorou muito para ela mergulhar de cabeça na gastronomia funcional. Fez pós-graduação e outras especializações na área. Em 2015, teve a oportunidade de expandir seus conhecimentos estudando na Le CordonBleu, em Paris. Estudou no Natural Gourmet Institute, em Nova York, Escola Jamie Oliver, em Londres e Matthew KenneyCulinarySchool em Venice Beach.Lidiane tem como “bandeira” a disseminação da comida “de verdade”, o uso de ingredientes integrais, frescos e orgânicos, incentivo ao produtor local, a utilização das plantas alimentícias não convencionais (PANCS) e a socialização por meio da comida. É também especialista em gastronomia sem glúten e sem outros alergênicos.

A chef é requisitada para consultorias a restaurantes e bistrôs pelo Brasil. No currículo, são 16 estabelecimentos em Belém, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Santa Catarina, São Paulo etc. Ela também viaja o país comandando cursos e workshops de gastronomia funcional. Já foram mais de 400 cursos e palestras, 80 cidades e um total de mais de 40 mil alunos.É autora das receitas do livro “Vó Leninha e … O Aniversário de Isabela”, primeira publicação brasileira com preparações funcionais voltada para crianças, em parceria com uma escritora de Santa Catarina Presidente e Idealizadora do Projeto Crescer e Semear (desde 2015), realizado pela ONG — Instituto Alice Henrique de Campos Gonçalves, também presidido pela mesma, que só em 2018 está alcançado 4500 crianças, 50 merendeiras de 13 escolas públicas da cidade de Blumenau/SC.

Crescer e Semear’ é um projeto social, sem fins lucrativos, que tem como intuito mudar a EDUCAÇÃO de nossas crianças por meio da ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E SABOROSA. Repensar a alimentação, incentivar hábitos saudáveis e, principalmente, ensinar como se alimentar com saúde e qualidade nutricional.

Siga-nos
0
20

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *