Doutores da Alegria apresenta “Delivery Besteirológico”

Dr. Dud Grud (Eduardo Filho) Foto: Doutores da Alegria

Associação divulga vídeos três vezes por semana em suas redes sociais, na tentativa de se aproximar das alas pediátricas dos hospitais atendidos

Diante da pandemia da Covid-19 e da impossibilidade de estar fisicamente nos hospitais duas vezes por semana, como fazem há 28 anos no Brasil, os palhaços da associação Doutores da Alegria voltaram à ativa de uma maneira diferente. O “Delivery Besteirológico” dialoga com crianças hospitalizadas, seus acompanhantes, profissionais de saúde e todos aqueles que precisem de uma dose de besteirologia e de arte no meio deste cotidiano de crises e incertezas.

“Passamos um tempo pensando como poderíamos nos fazer presentes no dia a dia do hospital, que foi tão alterado pela pandemia, está sob tanto estresse e virou, ainda mais, um ambiente propício ao medo”, explica Arilson Lopes, coordenador artístico da unidade Recife do Doutores da Alegria. Por enquanto, a solução encontrada é gravar vídeos, postados três vezes por semana nas redes sociais do Doutores da Alegria e encaminhados para os contatos dos hospitais parceiros. Atualmente, Doutores da Alegria conta com 100 mil seguidores no Instagram e mais de dois milhões e meio de fãs no Facebook.

Os vídeos tratam de temas que começaram a fazer parte das nossas vidas, como as regras mais rígidas de higiene, o isolamento social e as relações humanas neste momento. Além disso, estão previstos números musicais com o repertório original dos palhaços e histórias que aconteceram nos hospitais ao longo desses 28 anos de atuação no país, sendo 17 deles na capital pernambucana.

“Como temos uma relação muito próxima com os hospitais e os profissionais de saúde, estamos em contato constantemente. Médicos e enfermeiras nos dizem o quanto as crianças sentem falta dos palhaços. São eles que estão divulgando para as crianças e acompanhantes o nosso trabalho nas redes, para amenizar essa ausência e possibilitar a construção de uma relação mediada pela tecnologia”, complementa Arilson Lopes.

Além dos vídeos semanais, o elenco pernambucano está se reunindo todas as sextas-feiras para treinamentos e trocas de experiências. O encontro, que acontecia presencialmente, agora é realizado virtualmente.

As sedes do Doutores da Alegria no Recife, em São Paulo e no Rio de Janeiro estão fechadas; além dos artistas, a diretoria e os profissionais dos diversos setores administrativos trabalham remotamente. A Escola Doutores da Alegria, que funciona em São Paulo, também está com as atividades presenciais paralisadas, mas com planos de retomar de forma virtual.

 

Serviço

Delivery Besteirológico do Doutores da Alegria

Quando: terças, quintas e sábados, às 11h (* a programação pode ser, eventualmente, alterada)

Onde: Instagram (@doutoresdaalegriaoficial), Facebook (facebook/doutores) e YouTube (@tvdoutores)

 

Doutores da Alegria:

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos. Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

 

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria

 

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *