Doutores da Alegria fazem pré-estreia de Auto de Natal

Peça será apresentada nesta quinta-feira (7), no Centro Cultural Correios. A entrada é gratuita

Auto-de-Natal-_Lana-Pinho

 O Auto de Natal dos Doutores da Alegria terá uma pré-estreia aberta ao público em geral antes das sessões nos hospitais atendidos pelo grupo na capital pernambucana. A apresentação gratuita será nesta quinta-feira (7), às 16h, no Centro Cultural Correios, no Bairro do Recife. A versão dos palhaços para o Auto de Natal inclui, Maria, José, mas também um burrinho empacado, e até três “Reis Magros”, que dão presentes muito especiais ao recém-nascido.

Na peça, que traz muitas referências ao pastoril, depois de percorrer um longo caminho com José, interpretado por Dr. Dud Grud (Eduardo Filho), Maria (Dra. Monalisa / Greyce Braga) precisa da ajuda de um médico “besteirologista” (Dr. Eu_Zébio / Fábio Caio) no momento do parto. Mas a especialidade dos besteirologistas é principalmente o riso frouxo. Será que isso vai dar certo?

Os Reis “Magros”, Dr. Eu_Zébio (Fábio Caio), Dr. Micolino (Marcelino Dias) e o palhaço Maribondo (o músico Johann Brehmer), que faz uma participação especial no espetáculo, já estão com os presentes em mãos para o menino. Na estribaria, além do burrinho (Dr. Marmelo / Marcelo Oliveira) que ajudou a carregar Maria, também tem a ovelha (Dra.Baju/ Juliana de Almeida). Quem narra todas as peripécias dessa aventura natalina é Dr. Lui (Luciano Pontes); e a estrela-guia que anuncia as boas-novas é Dra; Svenza (Luciana Pontual). Na trilha sonora, tocada ao vivo, músicas do cancioneiro popular e muitas recriações.

Nesta sessão especial, alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Porto Digital estarão na plateia.

O público que não está nos hospitais terá ainda mais uma oportunidade para conferir a encenação, no dia 15 de dezembro, às 10h, no Teatro Barreto Júnior, no Pina. Alunos de creches e escolas municipais do bairro vão assistir à apresentação.

 

AGENDA NOS HOSPITAIS

As apresentações do Auto de Natal nos hospitais começam no dia 11, no Hospital Barão de Lucena; no dia 12, os palhaços vão ao Hospital Universitário Oswaldo Cruz/Procape; no dia 13, ao Hospital da Restauração (HR); e, no dia 14, a sessão será no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP). As apresentações começam sempre às 10h e a encenação tem a duração média de 45 minutos.

 

Serviço Auto de Natal para o público em geral:

Auto de Natal dos Doutores da Alegria

Quando: Dia 7 de dezembro, às 16h, no Centro Cultural Correios (Avenida Marquês de Olinda, 262, Bairro do Recife) e dia 15 de dezembro, às 10h, no Teatro Barreto Júnior (Rua Estudante Jeremias Bastos, s/n, Pina)

Quanto: Gratuito

Classificação indicativa: Livre

Informações: (81) 3466-2373

Apoio: Centro Cultural Correios e Prefeitura do Recife/Teatro Barreto Júnior

Realização: Doutores da Alegria e Ministério da Cultura

 

Doutores da Alegria:

Doutores da Alegria é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que utiliza a arte do palhaço para intervir junto a crianças, adolescentes e outros públicos em hospitais públicos e ambientes adversos. Fundada por Wellington Nogueira em 1991, a associação foi inspirada no trabalho do Big Apple Circus de Nova York. Há 25 anos no Brasil, já realizou mais de um milhão e setecentas mil intervenções junto a crianças hospitalizadas, seus acompanhantes e profissionais de saúde. Atualmente, o Doutores da Alegria possui atividade continuada em São Paulo, no Recife e no Rio de Janeiro.

A partir das intervenções em hospitais, Doutores da Alegria amplia canais de diálogos reflexivos com a sociedade, compartilhando o conhecimento produzido através de formação, pesquisa, publicações e manifestações artísticas, contribuindo para a promoção da cultura e da saúde e inspirando políticas públicas.

 

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria

O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. Quem quiser ajudar o trabalho da associação Doutores da Alegria pode entrar no site www.doutoresdaalegria.org.br e em facebook.com/doutores.

Leia também: