Especialista alerta sobre o impacto da sobrecarga de tarefas e responsabilidades durante a pandemia

Apesar de um percurso histórico de lutas e conquistas, seja no mercado de trabalho, no ambiente acadêmico ou chefiando suas famílias, a mulher da nova era tem sentido o impacto do seu progresso através da sobrecarga de tarefas que se tornou ainda mais intenso quando muitas se viram tendo que dar conta de tudo ao mesmo tempo, em função do isolamento social provocado pela Covid-19.

De acordo com a psicóloga da Clínica Saúde Caxangá, Flávia Macário, o acúmulo de responsabilidades refletem diretamente na saúde física e emocional feminina, podendo atingir suas relações afetivas, profissionais e familiares. “É essencial saber dividir as tarefas e entender que precisar de apoio não a faz menos poderosa”, explica a psicóloga, ressaltando a importância da construção do “ser mulher” na atualidade.

Reconhecer sinais e sintomas de esgotamento também deve estar no olhar atento e acolhedor no que diz respeito a mente das mulheres. Segundo a Dra. Flávia Macário, existe uma predisposição natural por conta da oscilação hormonal que acontece durante os ciclos menstruais e, somadas a necessidade de exercer com perfeição diversos papéis, pode se transformar em ansiedade ou depressão.

“O cuidado em observar os próprios limites e como cada uma vem percebendo as suas reações emocionais, ajuda a descobrir quais os recursos adequados para lidar com esse tipo de situação. Pode-se apresentar vários comportamentos, o desprazer na rotina afetiva e, por vezes, a sensação de ausência do sentido de vida constantes, por exemplo, aponta a hora de buscar um profissional”.

Corpo e mente em equilíbrio. Para a psicóloga é importante lembrar ainda que as mulheres multitarefas devem dedicar atenção ao que dá prazer. ”Dormir até mais tarde, escolher cuidar da aparência ou, simplesmente, ter um momento sozinha para fazer o que gosta, são mais do que direitos, são necessidades para se manterem saudáveis”, conclui.

SERVIÇO
CLÍNICA SAÚDE CAXANGÁ
Endereço: Av. Caxangá, 3929 – Sala 08 – Iputinga, Recife – PE
Telefone: (81) 3037-6748
Instagram: @clinicasaudecaxanga

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *