Especialista esclarece sobre gengivoplastia

No Brasil, a ortodontia estética está em alta. De acordo com a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE) aumentou em 300% a busca por procedimentos estéticos. São várias as razões para essa procura, mas o destaque é a busca pelo sorriso ideal, sem necessariamente ter um problema.  A gengivoplastia é um desses procedimentos cirúrgicos que corrige e nivela a proporção gengival em relação aos dentes. A característica é bastante incômoda para quem tem o chamado “sorriso gengival”, quando os dentes não possuem simetria, necessitando da plástica para corrigir a diferença.

O procedimento é simples, feito por um cirurgião dentista, no qual é retirada uma parte da gengiva refazendo o contorno, dando a impressão que os dentes são maiores que anteriormente. “O tempo de recuperação da cirurgia gengival depende de diversos fatores, mas, em média, em procedimentos mais extensos, é preciso ficar entre 24 a 72 horas sem atividades sociais e profissionais”, afirma a cirurgiã dentista Katarina Chaves. Neste período, o pós-operatório exige alimentação é pastosa e fria, além de uma série de cuidados para higienização para não atrapalhar na cicatrização.

A cirurgia plástica periodontal tem um efeito imediato na saúde do paciente, pois a mudança é vista imediatamente logo após a cirurgia.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *