Espera por cirurgias cardiovasculares cresce por causa do isolamento social 

 

Pacientes que tiveram infarto e necessitam de cirurgia de ponte de safena não conseguem realizar o procedimento por causa da fila de espera 

Entre tantas patologias apresentadas nesta pandemia, as doenças do coração foram as que mais se agravaram durante esse período. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), no primeiro semestre deste ano, o número de pessoas que morreram por doenças cardiovasculares, no Brasil, foi 32,17% maior em comparação ao mesmo período de 2019. Em Pernambuco, o crescimento foi de 85% no número de mortes por doenças cardíacas nesse mesmo período.

Dentro desse contexto, um grande número de cirurgias cardiovasculares foram adiadas. “Pacientes que tiveram infarto e necessitam de cirurgia de ponte de safena, por exemplo, não conseguem realizar o procedimento por causa da fila de espera resultante do isolamento social e da recolocação de profissionais no combate ao Covid-19. Com isso, a condição clínica se agrava, preocupando as instituições de saúde”, comenta a cirurgiã cardiovascular, da Cardiovascular Cirurgiões Associados, Manuella Muniz.

Da mesma forma, pacientes com Febre Reumática, que precisam corrigir válvulas do coração, também tiveram suas cirurgias adiadas. Em Pernambuco, a Febre Reumática é ainda, um importante problema de saúde pública cujo tratamento evolui, em uma parcela relevante dos pacientes e boa parte dos casos, para a necessidade de abordagem cirúrgica do coração.

Ainda de acordo com Manuella, a dificuldade na profilaxia com o medicamento Benzetacil seja pela pouca aderência da população seja pela falta do antibiótico na rede, contribuem para a progressão da doença que engloba desde o público infantil até a terceira idade. ”O risco diante dessa situação é perder o momento ideal da cirurgia e, posteriormente, esta ocorrer com um risco muito maior à vida do paciente”, conclui.

Dessa forma, os pacientes com doenças cardíacas que necessitam de intervenção cirúrgica, devem procurar seus médicos assistentes para que sejam conduzidos ao tratamento adequado.

Serviço:

Cardiovascular Cirurgiões Associados

Endereço: Empresarial Rio Mar – Av. República do Líbano, 251 – Pina, Torre III sala 2707.

Fone: (81) 38771505 / 971005151

 

Intertórax

Endereço: Empresarial Charles Darwin – Rua Senador José Henrique 231 – 6⁰ andar – Sala 604, Ilha do Leite – Recife- PE

Fone : (81) 3071-7623 / 99269-9987

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *