Estilo escandinavo é tendência no décor

Um estilo de décor que tem se tornado cada vez mais popular entre os amantes de decoração de interiores é o estilo nórdico, também chamado de estilo escandinavo. A tendência, caracterizada por transmitir leveza e simplicidade, surgiu no século XX em países ao norte da Europa como Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia e se mantém até a atualidade com algumas variantes. Por serem locais que passam por muitas horas de escuridão durante o inverno, os grandes aliados desse estilo são o uso de cores claras e pálidas, o minimalismo, linhas simples e espaços bastante arejados para que a luminosidade natural entre e seja rebatida dentro do ambiente.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

De acordo com Adriano Negrini, um dos nomes à frente da loja D’accord e Casttini, o branco é o tom predominante neste estilo de decoração, junto com outras tonalidades neutras como o bege, o cinza claro e tons naturais de madeira. “Utilizar somente o branco e cores mais suaves pode trazer uma certa sensação de frieza no espaço e para quebrar isso podemos utilizar elementos de decoração mais vivos e vibrantes. Cores naturais que contrastem também são muito bem vindas. Castanho, bege e vermelho incorporam de forma harmoniosa. Tonalidades de azul e verde também trazem mais conforto ao ambiente”, comenta.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Outro grande destaque deste estilo é a luminosidade e o uso de janelões. “Devemos potenciar ao máximo a entrada de luz natural no ambiente, se possível sem usar cortinas ou usando-as em tecidos leves. Se for preciso trabalhar mais com luzes artificais, devemos sempre optar pelas mais brancas e potentes, cuidando para não criar jogos de luzes e sombras que escurecerão o ambiente”, pontua Adriano. Ele também reforça a importância da simplicidade das formas. “Nada de móveis pesados e com detalhes excessivos. As formas devem ser suaves e leves para se criar um estilo refinado e natural”, complementa.

%d blogueiros gostam disto: