Goodyear apresenta dicas para enfrentar trilhas off-road em workshop

A Goodyear Tyresoles do Brasil promove em 24 de agosto um workshop voltado a condução fora de estrada. Cada tipo de piso requer um pneu diferente, e no caso dos percursos off-road isso é ainda mais importante. Durante o evento, serão apresentadas algumas dicas sobre a utilização dos pneus em percursos mais acidentados e irregulares.

Para o público que é fã dos percursos todo-o-terreno, a Goodyear indica a aplicação de pneus especialmente desenvolvidos para picapes e utilitários esportivos, ideais para serem utilizados em pisos mais acidentados. O piloto do Campo de Provas da Goodyear, Felipe Zacarias, explica a importância do pneu certo em pisos adversos: “Em meio ao lamaçal é recomendado usar pneus com os sulcos mais profundos, pois eles têm maior facilidade para remover a lama durante o percurso. Eles cavam a lama e ganham maior tração. Os modelos mais estreitos e altos são os mais adequados para esse tipo de piso”.

“Em terrenos com muita areia a tração é muito mais precária, pois a estrutura é mais fina e faz os pneus escorregarem com maior facilidade. Neste caso, os pneus indicados são aqueles mais largos e lisos, pois apresentam uma boa flutuação e geram maior contato com o solo, evitando que cavem buracos durante o percurso, sem atolar o veículo”, explica Zacarias.

Para atuar nesse segmento, a Goodyear desenvolveu tecnologias exclusivas como a TractiveGrooveTM, que consiste em pequenos dentes de serra na base dos sulcos para melhorar a tração em lama, e com o desenho composto por blocos com sistema de autolimpeza nos ombros do pneu, aumentando a estabilidade e a tração em pisos secos e molhados. Os pneus da família Wrangler contam com essa tecnologia, além de um composto diferenciado que se sobressai quando o assunto é oferecer alto desempenho e performance elevada em qualquer tipo de terreno. Durante a trilha, a Goodyer dá algumas dicas para que o motorista evites situações inesperadas. Veja abaixo:

Ultrapassagens em pontes de madeira – Se desconfiar das condições do local, desça do carro e analise a ponte, buscando mapear os lugares em que a madeira esteja em melhores condições. Se houver dúvida sobre a segurança do local, procure um desvio. Caso não seja possível passe devagar e em velocidade constante pelos lugares que estiverem mais firmes.

Terrenos com areia – Procure evitar areia fofa. Se o veículo afundar, tome cuidado para não apoiar os eixos, acelere pouco, mantenha velocidade constante. Em praias, verifique as tábuas de maré e evite circular perto da água. Em dunas, ande sobre a vegetação rasteira (onde o terreno é mais firme), desça o morro em marcha reduzida e peça ajuda a pessoas acostumadas com o terreno.

Barro/Lama – Faça um reconhecimento a pé para antever problemas, além disso, verifique a existência de paus ou pedras que possam furar o pneu ou bater embaixo do veículo. Observe a existência de valas profundas em que haja a possibilidade de atolar. Utilize um pedaço de pau ou bambu para medir a profundidade do alagadiço. Ao passar use velocidade baixa e constante e não acelere demais, pois isso pode fazer com que os pneus percam a aderência e patinem. Evite passar em facões feitos por outros carros, em especial se forem profundos. Prefira o terreno mais irregular.

Mata fechada – Nesta situação preste atenção aos espelhos retrovisores e à antena do rádio para não os danificar no trajeto. Em veículo aberto, o cuidado com passageiros deve ser redobrado, evitando possíveis escoriações com galhos e espinhos. Caso tenha dúvidas sobre a segurança do trajeto, pare o carro e verifique se embaixo de folhas e troncos caídos existe algum buraco, depressão mais acentuada ou erosão. Não tente cortar caminho, mesmo com GPS e mapas de boa qualidade em mãos. Tomar essa decisão pode ser desastroso para a natureza.

Conheça os pneus da família Wrangler:

– Wrangler MT/R Kevlar (revolucionário pneu off-road construído com Kevlar® da DuPont®, cinco vezes mais resistente do que o aço);

– Wrangler Duratrac (pneu off-road para uso em condições severas)

– Wrangler Silent Armor (pneu para uso em terrenos on e off-road que proporciona rodar tranquilo e silencioso);

– Wrangler All-Terrain Adventure (pneu robusto para picapes e utilitários de uso misto com design superior e tecnologia);

– Wrangler Armortrac (pneus que proporcionam performance, design e estabilidade aos mais variados tipos de terreno);

– Wrangler RT/S (pneu robusto que oferece um rodar silencioso);

– Wrangler HP All Weather (pneu com sofisticados recursos tecnológicos e máxima tração em diferentes tipos de piso);

– Wrangler SUV (Entrega maior durabilidade e controle com design superior e construção otimizada).

Programação Workshop Pilotagem Off-Road

15h – Abertura

16h – 16h40 – Sistema de Rodagem com Felipe Zacarias, piloto do Campo de Provas da Goodyear

16h40 – 17h40 – Dicas de Pilotagem – Jipe Clube

17h40 – 18h30 – Prevenção de Acidentes na Trilha com Capitão Alisson Bombeirão

18h30 – 20h – Jam Session

Endereço: Av. Gonçalo Rollermberg Leite, 1721, Luiza, Aracaju (SE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *