HealthTech Amigo anuncia integração nacional com redes de farmácias PagueMenos e Panvel

Após lançar de forma pioneira a telemedicina integrada a todo o seu arsenal de produtos e serviços já oferecidos, a healthtech de origem pernambucana anuncia mais uma inovação para simplificar a vida dos pacientes e profissionais de saúde em meio à pandemia do novo coronavírus. A partir desta semana, as redes de farmácias PagueMenos e Panvel aceitarão receitas emitidas digitalmente pela plataforma Amigo.
A prescrição médica e a dispensação das receitas pelas farmácias serão realizadas de forma completamente integrada e digitalmente certificadas , com toda a segurança e em conformidade com as mais recentes portarias do Ministério da Saúde e ANVISA. Além disso a plataforma permite a validação de todos os documentos digitais remotamente e guarda dos mesmos por 20 anos , além de outras  vantagens para o sistema de saúde como um todo ; seja para o paciente , para o profissional que o atende ou para a rede de farmácias que se destina as prescrições.

“Em tempos de necessidade de isolamento social , o sistema de saúde em si já apresentava um colapso antes mesmo do preenchimento das vagas hospitalares destinadas aos pacientes do novo coronavírus” ; pondera José Pedroza, diretor médico da Plataforma. “O sistema de saúde hoje se divide em COVID e não-COVID e essa dicotomia deixou órfã toda uma população que necessita de acompanhamento e assistência médica independentemente da atual pandemia”
“As restrições ao deslocamento, o fechamento de clínicas e consultórios além do próprio afastamento de profissionais de saúde doentes ou pertencentes a grupos de risco dificultou sobremaneira as relações habituais do sistema. Tanto os profissionais quanto os pacientes sofrem com a redução das possibilidades de atendimento e principalmente da prescrição de receitas , sejam elas de uso continuado ou para novas doenças que surgiram no período de quarentena. Soma-se a isso o aumento das doenças mentais em decorrência do status de isolamento e restrições”.
As receitas são emitidas pela plataforma Amigo no decorrer do tele-consulta e são enviadas de forma automática ao paciente junto com o resumo de todo o seu atendimento por meios digitais ( sms, email ou whatsapp) como preconizam as normas reguladoras recém publicadas. Nem o médico nem o paciente se expõem à risco, nem tampouco infringiram as normas de isolamento na execução destes processos.

Em todos os documentos gerados, há uma chave criptografada e um QRCode que podem ser validados remotamente pela farmácia nos canais competentes dentro dos moldes impostos pela ANVISA e Ministério da Saúde . Assinar um documento digitalmente com presunção legal de veracidade somente é possível a partir do chamado certificado digital ICP-Brasil existente na plataforma . Complementando o ciclo, um verificador de conformidade de assinaturas neste padrão , fornecido pelo ITI ( Instituto Nacional de Tecnologia da Informação ), permite a conferência de forma rápida e segura. O reconhecimento da assinatura digital, então, é o mesmo que a assinatura manuscrita porém de forma integrada e mais segura.
Além disso, outra comodidade consiste em tornar possível dispensar a receita parcialmente caso não haja todo o estoque de medicamentos no local , permitindo a manutenção da validade da receita do restante não utilizado . Isso garante praticidade além de mais segurança de ponta a ponta. Todo esse processo que parece complexo, se desenvolve por uma simples leitura de QRCodes e validação das chaves de acesso obtidas por meio dele . Simples, prático, rápido e o mais importante – seguro para os 3 elos da cadeia ( médicos, pacientes e as farmácias conveniadas).
“Grandes necessidades trazem consigo grandes oportunidades e originam os maiores avanços. Ao longo da evolução humana , sempre que há eventos globais como guerras ou catástrofes naturais, ocorre um forte impulso e pontos de inflexão que ficam escritos na história. Foi necessário uma pandemia com forte impacto mundial para que o modus perandi milenar da medicina sofresse uma guinada para a chamada revolução 4.0.”

José Pedroza

“Éramos analogicamente digitais pois usávamos documentos que eram originados e impressos por programas de computador, mas utilizados de forma semelhante aos escritos a mão. O padrão de segurança era muito baixo e não havia integração . Hoje, oferecemos mais um produto em nossa plataforma, e uma grande revolução para o sistema em saúde como um todo”; conclui Pedroza.

Sobre o Amigo:
Healthtech com origem em Recife-PE , presente nas 5 regiões do país , com sedes físicas em 10 capitais e já tendo mais de 10.000 usuários em sua plataforma . Já com investimentos da ordem de R$ 25 milhões , provê uma ampla gama de produtos e serviços para todo o ecossistema de saúde, indo desde o agendamento à contabilidade , convênios e serviços financeiros.

Sobre a PagueMenos:
A Rede de Farmácias Pague Menos tem 39 anos de história; varejista farmacêutica presente em todos os Estados brasileiros e no Distrito Federal desde 2009 e conta com mais de 1.100 lojas, 820 unidades do Clinic Farma e mais de 20 mil colaboradores que atuam em 327 municípios.
Sobre a Panvel:
Resultado da união das drogarias Panitz e Velgos, em 1973, a Panvel é a maior rede de farmácias da região sul do Brasil. Possui mais de 4 mil colaboradores e mais de 400 lojas distribuídas por diversas cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. A Panvel Farmácias faz parte do Grupo Dimed que é formado também pela distribuidora de medicamentos Dimed e pelo laboratório Lifar , estando listado na B3 .

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *