Instituto dedicado às mãos desembarca no Recife 

 

Etelvina e os Embaixadores do Help Your Hands –  Foto: Yellow Fotografia 

Help Your Hands aposta, em ações focadas em públicos e usos específicos dos membros superiores, na sua atuação

 Somente em 2017, de acordo com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), foram concedidos mais de 196 mil benefícios a trabalhadores que precisaram ser afastados das atividades profissionais por mais de 15 dias, devido a algum problema de saúde ocasionado pelo trabalho. Segundo o INSS, dentre as 20 principais causas de afastamento por acidentes e adoecimentos no trabalho no ano passado, as fraturas ao nível do punho e da mão lideram o ranking, com mais de 22 mil casos.

Levando em conta estatísticas alarmantes como essas, a médica ortopedista, especialista em cirurgia da mão, Etelvina Vaz, lançou, no último dia 29/11 em Pernambuco, o Instituto Help Your Hands, que busca desenvolver ações com foco nos cuidados e prevenção de acidentes com as mãos, entre os quais os que ocorrem no ambiente de trabalho.

Idealizado em 2010 e atualmente incubado no Porto Social, o HYH é fruto da paixão de Etelvina pelas mãos. Voluntária nas Missões Humanitárias Internacionais da Fundação Francesa La Chaîne de L’espoir, da qual participou pelo SOS Mãos junto a grandes especialistas em cirurgia de mãos do mundo, a médica desenvolveu sua fascinação pelas mãos, dentre outros lugares, no Instituto de la Main em Paris, onde se especializou em Cirurgia da Mão, junto a referências mundiais no assunto, como o professor doutor Alain Gilbert, Presidente do Instituto francês.

Personalidade em cada mão

O Help Your Hands  é dividido em 7 segmentos de atuação: Art’s Hands, Sport’s Hands, Love’s Hands, Life’s Hands, Men’s Hands, Women’s Hands e Kids’ Hands, que focam em públicos e finalidades específicos no que tange ao cuidado com as mãos (artistas, profissionais dos esportes, atividades com as mãos como meio de gestos de carinho e demonstração de afeto, cuidado com as mãos nas atividades do cotidiano; homens; mulheres; e crianças).

Cada segmento, por sua vez, conta atualmente com um(a) Embaixador(a), responsável por difundir as iniciativas de cada perspectiva de atuação do Instituto. São eles: a Secretária de Cultura do Recife, Leda Alves; Alberto Ferreira da Costa (Provedor do Hospital Português), Ronald Cavalcanti (Fundação Altino Ventura), o deputado federal Luciano Bivar, Sandra Mattos (Círculo do Coração de PE), a esportista e campeã olímpica Yane Marques, e a jornalista e colunista social Roberta Jungmann – que foram apresentados durante o lançamento do HYH na Oficina Francisco Brennand no último dia 29 de novembro.

“Atuaremos de forma preventiva, reparadora e também restauradora, com o fim de orientar, esclarecer dúvidas e ensinar medidas protetivas para garantir a saúde das mãos, com pesquisas, palestras, encontros, simpósios, conferências e treinamentos; bem como com a promoção de ações assistenciais, educacionais e culturais”, esclarece Etelvina.

Cuidados com as mãos nas corporações e em momentos específicos do ano

Segundo a idealizadora do Instituto, que se inspirou também no crescente número de acidentes de trabalho com as mãos no Brasil para a criação do HYH, a instituição deverá contar ainda com uma plataforma online, com informações sobre cuidados, procedimentos em casos de acidentes, centros de tratamento, entre outros aspectos relacionados às mãos.

“Nossa perspectiva é realizarmos duas ações para cada segmento do Instituto em 2019. A Proteja Suas Mãos no Verão, para alertar os perigos da exposição solar e os cuidados que devemos ter com as mãos neste período do ano, em que é frequente a incidência de queimaduras; e a outra ação voltada para os perigos dos fogos de artificio para as mãos durante as festas juninas,  já estão previstas no nosso calendário”, pontua Etelvina, que pretende criar ainda um selo de segurança (Safe Hands) para empresas que adotam medidas preventivas para com seus funcionários, no que diz respeito aos cuidados com as mãos.

 

Serviço

Instituto Help Your Hands

Informações: (81) 98962-4542/99133-1003 | www.portosocial.com.br/helpyourhands  Facebook/Instagram: @helpyourhands

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *