Jamp: um ‘salto’ no enfrentamento ao coronavírus

Ferramenta alavanca setor de farmácias com tecnologia baseada no mapeamento de estoques, preços e delivery em tempo recorde

O avanço do coronavírus (COVID-19) no Brasil – que já conta com mais de  100 mil casos, confirmados pelo Ministério da Saúde – , tem levado os governos municipais e estaduais a decretarem medidas de isolamento social, o que fez o consumidor brasileiro reconfigurar também seus hábitos de consumo.

Relatório recente da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (AbComm), em parceria com a Compre & Confie, mostra que houve um crescimento de mais de 100% no comércio online, em categorias como saúde (111%), quando comparados os meses de fevereiro e março de 2020 com o mesmo período de 2019.

Levantamento da Ebit | Nielsen, por sua vez, atesta que as compras de produtos de saúde no Brasil aumentaram impressionantes 972%, somente entre os dias 2 e 8/03, quando comparadas as do mesmo período do ano passado. O item mais adquirido pelos brasileiros, de acordo com a pesquisa, nesse tempo, foi o álcool em gel, com aumento de 2587%.

Tendo em vista esse cenário, a Jamp vem se consolidando como uma alternativa essencial para o enfrentamento do coronavírus. Surgida ainda em 2018, a solução pernambucana –  focada em garantir que usuários possam visualizar a disponibilidade de estoque na maior variedade de farmácias possível, via hiperlocalização, comprar medicação a baixo custo e receber em casa em pouco minutos e com frete grátis (em Pernambuco) – ganhou ainda mais relevância nestes tempos de pandemia.

Disponível em formato de app (já com 10 mil downloads realizados), para sistemas Android e iOS, além do site, a plataforma lançou a campanha Jamp Previne Corona, no último mês de março, com foco em avisar seus usuários sobre a chegada de máscaras e álcool em gel (um dos grandes aliados no combate à COVID-19) nos estabelecimentos cadastrados na ferramenta.

A ação Jamp Previne Corona busca ainda evitar o deslocamento desnecessário das pessoas a esses locais, garantindo também que os usuários adquirissem produtos certificados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Com um aporte financeiro inicial de R$ 400 mil e mais de 200 farmácias cadastradas – 182 somente de PE – , a Jamp surgiu, dentre outras, da necessidade de um de seus idealizadores, o jovem empresário Alexandre Dornellas (24), durante um período de internação hospitalar em 2018.

“Tive alguns problemas de saúde e precisei ficar, quase uma semana, internado no hospital e dois meses em observação em casa. Nessa época, o que eu menos queria era sair de casa para comprar remédios, e não queria comprá-los online, pois demoravam até 7 dias para chegar”, relembra.

“Foi aí que eu e meu sócio, Thiago Ribeiro, decidimos pivotar o nosso marketplace de lojas hiperlocalizadas (Pocshop) para a Jamp, dando um foco no nicho de saúde, garantindo que pacientes e usuários pudessem comprar sua medicação a baixo custo e recebê-la em casa em pouco minutos”, complementa Dornellas.

 

Os sócios Alexandre Dornellas e Thiago Ribeiro, à frente da Jamp, mantendo o esquema de isolamento social em meio à pandemia de coronavírus (Crédito: Divulgação)

 

Via de Mão Dupla contra o Corona

A Jamp possui uma tecnologia única, baseada numa estrutura de “Sistema Espelho”, que permite às farmácias locais “virtualizarem” todos os seus produtos disponíveis em loja, em tempo real e em poucos segundos, incluindo informações de estoque, preço, imagens, descrição, categoria e promoções dentro da ferramenta.

 

“Para o pequeno lojista, essa ferramenta é perfeita, pois permite que os usuários tenham acesso à loja, mesmo estando em casa, aumentando muito a competitividade do estabelecimento e mantendo a possibilidade de venda alta, ainda que a loja esteja fechada ou só com um funcionário”, comenta Alexandre.

 

Vale destacar que a plataforma não cobra taxa de setup para que o lojista se cadastre na ferramenta. ”Ele precisa ter apenas um CNPJ e seguir as leis vigentes do mercado farmacêutico. Para se cadastrar conosco, basta mandar um e-mail para contato@jampapp.com.br, que os nossos especialistas entram em contato para passar as instruções e realizar os devidos treinamentos”, esclarece Dornellas.

A plataforma busca com essas facilidades manter a economia girando e gerar empregos, tendo em vista a perspectiva do aumento de desempregados no país, após a crise do COVID-19, que poderá chegar a marca dos 12,6 milhões de pessoas desempregadas, de acordo com estudo do Ibre/FGV (Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas).

Alexandre garante ainda que são utilizadas diferentes tecnologias, que juntas permitem que o lojista, com poucos cliques, esteja integrado 100% à Jamp, mantendo a segurança dos seus dados. Segundo ele, as únicas informações compartilhadas na ferramenta, além dos produtos que entram de forma automática, são as inseridas pelo próprio lojista, como horário de atendimento e informações gerais da loja.

 

(Imagem: Jamp/Divulgação)

Com cerca de 30 anos de atuação e mais de 80 lojas no Nordeste, nos estados de Pernambuco, Bahia, Sergipe e Paraíba, e mais de 1000 colaboradores, a Farmácias Independente é um dos parceiros da Jamp desde abril. A rede acredita que a pandemia acelerou mudanças no comportamento dos consumidores, que buscavam mais comodidade e segurança em suas compras.

Segundo a Rede de Farmácias, essas mudanças de comportamento vieram para ficar, e devem se manter mesmo depois de passado o auge da pandemia. Para a Farmácias Independente, a utilização do serviço da Jamp permitiu à rede aumentar o seu leque de serviços para os seus clientes. A plataforma possibilitou à empresa disponibilizar compras eletrônicas, integrando-as ao delivery e aos pedidos via telefone e WhatsApp, que já vinham crescendo de forma muito expressiva. Ao todo, a rede já disponibilizou mais de 7.000 produtos na plataforma para os clientes de PE.

Já para o usuário, a garantia é de que ele saiba onde encontrar o produto de saúde, sem precisar sair de casa, de forma comparativa entre os estabelecimentos próximos, visto que consegue ter acesso prévio ao preço e à disponibilidade de estoque de várias farmácias próximas a ele.

Além disso, o consumidor pode solicitar os produtos via delivery (a depender da oferta do serviço pela farmácia cadastrada), com a garantia de recebimento dos itens selecionados em até uma hora, onde quer que o usuário esteja.

Assistência Ampliada

Atualmente com mais de 500 mil produtos cadastrados (cerca de 800 novos itens são incluídos por dia na plataforma), a Jamp está em busca de investidores para expansão para estados como AL, BA e PB, onde perspectiva operar até meados de junho deste ano.

Vale pontuar nesse sentido que, ainda na primeira quinzena de abril, a marca fechou parceria com a Rede de Farmácias Independente, hoje com mais de 80 lojas distribuídas em estados do Nordeste.

“A situação atual de pandemia nos permitiu desenvolver o nosso negócio, uma vez que as pessoas estão buscando, em sua maioria até o momento, se manterem em casa e comprando mais pela internet para não se expor em lojas físicas. Dessa forma, queremos sempre dar a certeza ao usuário de que ele encontrou o melhor custo-benefício para a compra de medicamentos, perto da casa dele”, reafirma Alexandre.

“Como o nosso foco também são pessoas que podem estar doentes ou que precisam de uma solução rápida, como fraldas para bebês ou produtos de higiene, como um desodorante, nada é mais reconfortante que saber que pode contar com a nossa velocidade, variedade e melhores preços, principalmente neste momento tão difícil”, reforça Dornellas.

Serviço:

Jamp (@jampapp)

https://www.facebook.com/jampapp/

htps://jampapp.com/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *