Lente intraocular indicada aos pacientes com córnea fina chega a Pernambuco 

                                                                                        Dra Catarina Ventura

Novidade foi implantada pela primeira vez no Estado através dos oftalmologistas Alexandre e Fernando Ventura 

A lente intraocular do tipo fácica foi implantada recentemente pela primeira vez em Pernambuco pelos médicos Alexandre e Fernando Ventura. A novidade, da irlandesa Biotech, é indicada aos pacientes que não podem corrigir o grau com o laser da cirurgia refrativa, por possuir córnea fina ou irregular.  

“A cirurgia é realizada em pacientes sem catarata e mantém a cristalino intacta. O implante de lentes intraoculares é indicado quando a córnea não oferece condições para a cirurgia refrativa, a laser”, explicou o oftalmologista Alexandre Ventura, diretor do Instituto de Olhos Fernando Ventura.  

Cirurgia refrativa 

As refrativas, que têm o objetivo de livrar o paciente dos óculos para sempre, podem ser indicadas em diversas situações, incluindo o tratamento de pterígio (uma degeneração da conjuntiva límbica que cresce sobre a superfície da córnea em direção à pupila), ceratocone, implante de anel e crosslinking. Muitas vezes, os pacientes referem-se ao pterígio como uma espécie de “carne crescida nos olhos” ou simplesmente, “carne nos olhos”. Cirurgias na córnea também podem ser necessárias em caso de tumores. 

“A cirurgia refrativa pode ser realizada utilizando o excimer laser com três modalidades: PRK, lasik ou Smile. No primeiro, o laser é aplicado direto na superfície da córnea, após sua desepitelização. A recuperação visual é mais lenta, necessitando o uso de lente de contato terapêutica no pós-operatório. Já o lasik consiste numa delaminação da córnea e aplicação do laser no seu interior. Por fim, o smile consiste na retirada de uma pequena lentícula da córnea, por uma incisão de 2 mm, com uma recuperação cirúrgica mais rápida quando comparada ao PRK. A indicação de cada técnica dependerá do grau do paciente e dos exames pré-operatórios realizados”, acrescentou Catarina Ventura, diretora do Instituto de Olhos Fernando Ventura e especialista em cirurgia refrativa.  

IOFV 

Alexandre, Catarina, Fernando Ventura e Carlos Gustavo Gonçalves, diretores do Instituto de Olhos Fernando Ventura, comemoram neste mês de julho os cinco anos do IOFV, fundado em 2015. Localizado na Praça do Derby, o Instituto possui mais de 40 anos de experiência em oftalmologia, carregado pelo médico que dá nome à clínica, Fernando Ventura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *