DestaqueNotícias

Mar Hotel contribui na construção do novo Protocolo de Higienização e Limpeza das UH’s Hoteleiras do Brasil

Processo visa a segurança dos hóspedes e das equipes diante das ameaças trazidas pela pandemia

O setor do turismo é um dos mais atingidos pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, e para se reerguer, está passando por um processo de transformação com relação à segurança sanitária. Para contribuir com essas mudanças e unificá-las, a Associação Brasileira de Governantas e Profissionais de Hotelaria (ABG) está elaborando um novo Protocolo de Higienização e Limpeza das Unidades Habitacionais (UH’s) Hoteleiras a nível nacional. A construção conta com a colaboração de mais de trinta hotéis no Brasil, entre eles o Mar Hotel, da rede Pontes Hotéis & Resorts, único representante da cidade do Recife.

O processo visa, principalmente, a segurança dos hóspedes e das equipes diante das ameaças trazidas pela pandemia da Covid-19. Serão dois tipos de comitês, um técnico e outro institucional. O primeiro conta com especialistas na área química, lavanderia, pesquisadores, consultores especializados, engenheiros de produção, gerentes de qualidade. O segundo é composto por profissionais da área de hotelaria, inclusive da hotelaria hospitalar, governantas e proprietários de hotéis.

 “A hotelaria está passando por um processo de transformação. O quesito segurança sanitária, que é um dos pilares que sustenta todo nosso desenvolvimento, vai passar a ser o fator decisivo para o cliente, por isso a importância de pensarmos juntos em formas viáveis de implementação dessas mudanças”, afirma Maria José Dantas, presidente nacional da ABG.

O processo de validação se dará em três etapas: diretrizes para as políticas de distanciamento, comunicação e higiene pessoal, processo técnico-operacional (materiais, produtos e EPI’s) e controle. Em cada fase, os membros da comissão podem sugerir acréscimos ou retirada de itens. O resultado desse consenso será consolidado em um documento único, que vai ficar sujeito a revisões periódicas, conforme as recomendações das autoridades e órgãos oficiais da saúde usados como referência.

“Acredito que o maior desafio será a conscientização da equipe e hóspedes. São muitas mudanças e adequações, que são de extrema importância para a segurança de todos. Estamos com pensamento positivo e honrados com o convite da ABG para contribuir na construção do documento e também sermos laboratório do novo protocolo. Já intensificamos internamente os cuidados e agora, com a participação na equipe desse protocolo, todo o processo será ainda mais aperfeiçoado”, comenta Janaína Pacheco, Gerente Geral do Mar Hotel e representante da unidade na elaboração do novo protocolo.

Para Maria José, o trabalho começará antes da entrada dos hóspedes. “Eles já chegarão cientes sobre normas e protocolos a serem seguidos para que todos se sintam seguros. Mudanças nos restaurantes, elevadores, academias, enxoval e vários outros itens estão sendo analisados. É com a visão da segurança que estamos criando um material que poderá ser aplicado em qualquer meio de hospedagem, como grandes hotéis ou até hostels”, conclui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *