NUTROLOGIA: cuide da sua saúde por inteiro!

No dia-a-dia somos submetidos a várias pressões externas. Temos que dar conta da família, do trabalho, da nossa saúde, da nossa vida social e de nós mesmos. São afazeres que muitas vezes nos deixam sobrecarregados, tirando nosso sono, nos fazendo comer errado e contribuindo para esquecermos de nos cuidarmos como indivíduos. Contas a pagar, colégio, casa a organizar, prazos e prazos que quando achamos que terminamos uma tarefa, lá vem outra.

Há 50 anos, por exemplo, todas as nossas demandas eram menores. Não havia este turbilhão de conteúdo e informações que precisamos enfrentar no cotidiano. Naquela época também existiam os MÉDICOS DA FAMÍLIA. Para quem é um pouco mais jovem, talvez não saiba, mas eram médicos generalistas que atendiam em casa e, se necessário, solicitavam exames e mandavam para algum hospital.

Lógico que muita coisa mudou. A tecnologia agora disponível nos ajudou, e muito, no prolongamento da nossa expectativa de vida, porém não melhorou a QUALIDADE destes novos anos mais longevos.

Para que todo este movimento acontecesse, houve necessidade de algumas mudanças; dentre elas, a perda do contato individualizado do médico. A profusão de convênios médicos que levaram mais saúde à população desgastou muito a relação médico-paciente, principalmente em função da baixa remuneração do profissional e a necessidade de atender um maior número de pessoas.

Só o paragrafo acima já daria muito o que refletir. Entretanto, hoje venho trazer aqui para vocês um trabalho que desenvolvo em Recife há 10 anos e no qual eu fui pioneira. Minha paixão sempre foi poder exercer a medicina com este retorno da INDIVIDUALIZAÇÃO. Na área da NUTROLOGIA, temos uma abordagem global do paciente, não apenas voltada para o plano alimentar, como no caso dos nutricionistas, ou apenas com a prescrição de remédios, como os endocrinologistas. Não!

Neste aspecto conseguimos avaliar a pessoa como um todo. Analisamos queixas médicas como obesidade, sobrepeso, mudança da composição corporal, procurando saber de que forma a alimentação pode estar interferindo no seu metabolismo.  E temos recursos para poder  modificar uma rotina, fazendo com que o indivíduo  alcance os próximos anos de sua vida com mais energia, bem-estar e disposição para desfrutar seus amigos, filhos, netos e parceiro. Além de não haver a necessidade de suspender o trabalho de uma vida inteira por não ter mais saúde para isto.

Bem-vindo ao futuro!

Por Dra Fernanda Mossumez – Nutrologista, Doutora em cirurgia geral, especialista medicina estética e em longevidade

@dra_fernandamossumez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *