Ocupe Chris promove mostra gratuita de vídeos

Nesta quarta-feira (29), o projeto Ocupe Chris promove, às 19h, gratuitamente, uma mostra de vídeos selecionados pela pesquisadora Joana Darc Lima. As obras que serão exibidas têm em comum o fato de levantar importantes reflexões sociais, culturais e artísticas. As sessões serão realizadas no ateliê da artista Christina Machado, localizado no bairro na Torre.

É no local, inclusive, que também está em cartaz, até o dia 17 de dezembro, a exposição “Os Arrombados”, que reúne obras de grandes artistas pernambucanos – Christina Machado, Daniel Santiago, Joelson, José Paulo, Manuel Dantas Suassuna, Maurício Castro, Renato Valle e Rinaldo, além do fotógrafo Francisco Baccaro.

Ao todo, 14 vídeos serão exibidos na mostra. Entre os títulos, Claustrofemiformes, de Maurício Castro; Performance Cegos HD, do Desvio Coletivo; Sangue Frio, de João Quinto; O Velho Hemingway e o Mar do Recife, de Tião e Daniel Santiago; e muito mais.

Mais sobre a exposição – Feitas de barro (cerâmica, argila, porcelana), as obras apresentadas na exposição do projeto Ocupe Chris são resultados de encontros entre Christina Machado, Daniel Santiago, Dantas Suassuna, Joelson, José Paulo, Maurício Castro, Renato Valle e Rinaldo ao longo de 12 meses. Convivências, autorias compartilhadas, combinações físico-químicas entre materiais, experimentos técnicos, discordâncias, concordâncias, debates, hospitalidade, companhia, intercâmbios, cafés e visitas geraram um cotidiano de resultado irreproduzível, como se as peças resultantes (pinturas, desenhos, esculturas, instalações) fossem produtos de rituais coletivos e espontâneos (ou happenings) vividos pelos artistas. A exposição é apresentada na casa onde funciona o Ateliê das Águas Belas de Christina Machado, no Recife.

 

O título da exposição é “Os Arrombados”, criado a partir de conversas informais entre os artistas. A sugestão veio de Daniel Santiago a partir de uma tentativa frustrada de envio de um telegrama para Joelson: “Isso nasceu quando eu passei um telegrama para Joelson e essa palavra foi censurada pelos Correios. Eles achavam que era uma palavra feia, mas arrombado quer dizer uma pessoa de arromba. Chris também adotou a palavra. Eu tinha certo receio de dizer que ela é arrombada, certo pudor, mas ela gostou da ideia de limpar o termo”.

 

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA DE VÍDEOS:

– Performance Cegos HD, do Desvio Coletivo

– Claustrofemiformes, de Maurício Castro

– O Velho Hemingway e o Mar do Recife, de Tião e Daniel Santiago

– Cava, de Adriele Freitas e Juliene Peixoto *

– Desvio na superfície, de Adriele Freitas *

– Acima do Nível do mar, de Waléria Américo *

– 48 HO: Homenagem a Hélio Oiticica, do coletivo Corpos Informáticos *

– Digital Urbano, do coletivo. Corpos Informáticos *

– Nossa que delícia, do Corpos Informáticos *

– Sangue Frio, de João Quinto *

– Corpo contra conceito, de Maria Eugenia Matricardi *

– Pelos Pelos, de Mariana Brites e Alexandre Martins *

– Concerto Para Cigarras: No tempo de um cigarro, de Diego Azambuja *

– Politikus (?), de Ary Coelho e Luisa Gunther *

 

Serviço – Mostra de vídeos do Ocupe Chris

Local: Ateliê das Águas Belas (Rua das Águas Belas, 53, Torre, Recife)

Quando: Quarta-feira, 29 de novembro

Horário: 19h

Entrada Gratuita

Leia também: