Os benefícios do açaí para a saúde

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O açaí já é sucesso entre os brasileiros. Desde que foi descoberto no Norte do país, ele ganhando maior espaço no dia a dia da maioria das pessoas, principalmente dos adeptos da boa forma. É que além de ser fonte de energia, a fruta é rica em proteínas, fibras, carboidratos, lipídios e vitaminas e, por isso, traz uma série de benefícios para a saúde, como diminuição do colesterol, aceleração do metabolismo, entre outros. Confira todos os motivos para incluí-lo na sua dieta o quanto antes:

Prevenção do câncer – O açaí contém antocianinas, um antioxidante que, segundo pesquisas, pode ter efeito preventivo sobre a doença. Ele também possui um tipo de gordura essencial que atrasa o surgimento de tumores, bloqueia os genes que causam o câncer e faz as células cancerígenas de autodestruírem.

Redução do colesterol – As antocianinas citadas anteriormente também são responsáveis pela diminuição dos níveis de colesterol.

Coração saudável – Com a redução do colesterol vem também benefícios para o sistema cardiovascular. Além disso, o açaí protege as artérias do endurecimento, doença chamada de aterosclerose, que restringe o fluxo sanguíneo e pode levar a sérios problemas de saúde.

Antioxidante Natural – O açaí também possui propriedades antioxidantes que desaceleram a ação dos radicais livres no organismo, retardando os efeitos do envelhecimento. Isso sem contar com a redução de degeneração das células e prevenção de doenças e problemas originados por esses efeitos, como o Mal de Alzheimer e o diabetes.

Melhora a circulação/metabolismo – O elevado teor de antocianinas faz com que seja evitado o acúmulo de placas de gorduras, principalmente nas artérias, melhorando a circulação sanguínea e diminuindo as chances de problemas cardíacos.

Anti-inflamatório – A fruta possui propriedades anti-inflamatórias, pois é rica em ácidos graxos, que auxiliam a solução e a prevenção de problemas de pele, como acne e a dermatite atópica, assim como é um bom tratamento para a gastrite.

Com tantos benefícios para a saúde, é hora de incluir a fruta na dieta semanal. Para os que querem começar a consumir a iguaria, a dica é o Empório do Açaí do Empório Gourmet Reserva do Paiva. O restaurante possui diversos pratos à base da fruta, tanto na forma de polpa na tigela, quanto em vitamina, entre outras opções.Na Zona Norte é possível experimentar à vontade no Ponto do Açaí, Açaí Beat, Sane Comedoria Saudável, Açaí Concept e D’Leve. Quem prefere um local no centro da cidade, a dica é o Café da Guia, situado no Recife Antigo. Enquanto em Olinda, as opções variam entre Usina – Açaí e saúde, Mega Açaí, Açaí na Hora e Açaí na Medida.

%d blogueiros gostam disto: