Parceria promove curso de literatura cearense

Contribuir para a promoção do desenvolvimento humano através da educação, da cidadania e da produção cultural é o foco do o curso “Literatura Cearense”, promovido pela Universidade Aberta do Nordeste (Uane), da Fundação Demócrito Rocha (FDR), que está com inscrições abertas e gratuitas.

Estão abertas as inscrições para o curso composto por 12 módulos, que tem participação de profissionais e estudiosos do Estado.  A entidade de Direito Privado e sem fins lucrativos com sede em Fortaleza, Ceará, criada em 4 de março de 1985, disponibilizará fascículos impressos, videoaulas, podcasts e webconferências a serem reunidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): cursos.fdr.org.br.

A iniciativa visa despertar o interesse e a leitura do que se produz no Ceará, desde a sua origem à contemporaneidade – contada por meio de seus autores, agremiações literárias e obras referenciais, em consonância com os estudos da Literatura Brasileira. Voltado para educadores, pesquisadores e estudantes, o curso busca alcançar diferentes públicos interessados em conhecer melhor a produção literária do Estado, que tem seus primeiros registros datados do século XIX. Os módulos abrangem diferentes facetas da produção literária local: literatura infantil, cordel, clássicos, e manifestações protagonizadas por mulheres e pelas periferias.

Tudo vem com o crivo da Fundação Demócrito Rocha (http://www.fdr.org.br) que conquistou Prêmio Nacional de Melhor de Melhor Livro Didático, Associação Brasileira das Editoras Universitárias, Participação no Prêmio Paulo Freire, Câmara Americana do Comércio e Medalha Reitor Martins Filho. A organização ainda mantém livros em diversos gêneros; cursos livres, de extensão e técnicos na modalidade de educação aberta e a distância; produção de docudramas, vídeos e emissora de TV.

E, neste momento, disponibiliza 12 fascículos encartados sempre às segundas-feiras no O POVO e também disponibilizados em formato digital. As videoaulas serão exibidas às quintas-feiras (horário a definir), na TV O POVO, com duração de 15 minutos. Os alunos também contam com seis podcasts que terão a participação de conteudistas e convidados, transmitidas pela Rádio O POVO CBN 1.010 AM aos sábados, às 9 horas. Todo o material do curso estará disponível numa sala de aula virtual e, ao final do curso, os inscritos recebem certificação pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

As aulas tratam de diversos temas que constituem a historiografia da literatura cearense, como o romantismo, realismo, escrita feminina, e literatura fantástica e cordel. O curso terá duração de três meses. Três webconferências serão realizadas como complemento ao conteúdo dos módulos nos dias 13 de junho, 11 de julho e 8 de agosto. No Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), os alunos poderão ainda ter acesso a tutoria online e atividades de fixação, além de todos os fascículos em formato digital, e uma biblioteca virtual com conteúdos complementares.

Abaixo, os módulos e respectivos autores:

MÓDULO 1 – LITERATURA CEARENSE: NOTAS INTRODUTÓRIAS
Autores: Charles Ribeiro e Lílian Martins

MÓDULO 2 – SOB AS ASAS DA JANDAIA: ROMANTISMO Parte I
Autor: Paulo de Tarso Pardal

MÓDULO 3 – POEMAS PARA A LIBERDADE: ROMANTISMO Parte II
Autor: Carlos Vazconcelos

MÓDULO 4 – MULHERES ESCRITORAS: AS PIONEIRAS NO SÉCULO XIX
Autoras: Gildênia Moura e Carla Castro

MÓDULO 5 – JUNTOU A FOME COM A VONTADE DE LER: REALISMO/NATURALISMO
Autor: José Leite Jr

MÓDULO 6 – À ESPERA DO PÃO: A PADARIA ESPIRITUAL E O SIMBOLISMO
Autor: Sânzio de Azevedo

MÓDULO 7 – O CANTO NOVO DE UMA RAÇA: PRÉ-MODERNISMO E MODERNISMO
Autor: Raymundo Netto

MÓDULO 8 – LITERATURA E ARTES PLÁSTICAS: GRUPOS CLÃ E SCAP
Autores: Vera Lúcia de Moraes e Anderson Sousa

MÓDULO 9 – DA VANGUARDA À DITADURA: LITERATURA EM ENCRUZILHADAS
Autoras: Fernanda Diniz e Kedma Damasceno

MÓDULO 10 – ESCRITOS DO IGNOTO: A LITERATURA FANTÁSTICA
Autora: Aíla Sampaio

MÓDULO 11 – MALA DE ROMANCES: A LITERATURA DE CORDEL
Autores: Arievaldo Viana e Stélio Torquato

MÓDULO 12 – ITINERÁRIOS DE LEITURA: UM PASSEIO PELA LITERATURA DO CEARÁ
Autoras: Lílian Martins, Vanessa Passos e Nina Rizzi

Serviço
Curso de extensão “Literatura Cearense”
Quando: de 18 de maio a 8 de agosto
Inscrições gratuitas: cursos.fdr.org.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *