Presidente da H. Forte revela três passos para empresários superarem a crise

Horácio Forte estima que economia comece a voltar à normalidade gradativamente dentro de 90 dias

Manter empregos, fidelizar clientes e preservar a saúde financeira são os três pilares para uma eficiente gestão de crise, principalmente em situações incontroláveis, como a pandemia do Covid-19. Os passos são indicados para a estabilização da economia e uma posterior recuperação gradativa, aponta o presidente da H. Forte Soluções Educacionais, associada à Fundação Dom Cabral (FDC), Horácio Forte. Diante do crescimento da comunicação virtual, o empresário destaca a importância da adaptação das empresas ao digital. “Em primeiro lugar, temos que cuidar das pessoas, pois elas são o principal diferencial competitivo das organizações. Depois disso, precisamos cuidar dos clientes e estar mais próximo deles por meio das ferramentas digitais”, pontua.

Segundo o gestor, a retração provocada pela pandemia não é generalizada. “O setor mais afetado é o de serviços, que representa aproximadamente 2/3 da economia brasileira. O de agronegócio, por sua vez, está sofrendo menos, porque as pessoas estão em casa, em quarentena, e consumindo bem mais. Já a indústria tem setores, como higiene e farmacêutico, que estão ultrapassando suas metas”. Para os que buscam um maior controle no âmbito econômico, Horácio tranquiliza: “Não se desespere. Faça uma adequação da sua situação econômica e financeira, utilizando, inclusive, instrumentos ofertados pelo Governo Federal, como linhas de financiamento.”

A Fundação Dom Cabral possui um comitê de gestão de crise,  programa que visa ajudar empresários em momentos de transição. “Fazemos uma gestão passando pelas dimensões das pessoas, dos processos, clientes, seus mercados e, sobretudo, dos aspectos financeiros”, explica o líder. A FDC, melhor escola de negócios da América Latina há 14 anos consecutivos e décima do mundo, segundo o jornal inglês Financial Times, tem apoio da H. Forte Soluções Educacionais na capital pernambucana e na Paraíba.

Sobre a H. Forte:

A H. FORTE SOLUÇÕES EDUCACIONAIS  é a empresa associada à Fundação Dom Cabral para os estados de Pernambuco e Paraíba, liderada pelo professor Horácio Forte. A organização tem como objetivo criar e oferecer soluções educacionais para empresas e executivos, visando a melhoria  da qualidade da gestão empresarial dos seus clientes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *