Primeiro Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco é inaugurado no Recife

Pernambuco ganhou seu primeiro Centro de Endometriose e Histeroscopia, o CEHP, sob o comando do ginecologista Dr. Neidson Menezes, especialista em Ginecologia e Obstetrícia. A solenidade de inauguração na última terça-feira, 29 de janeiro, contou com a presença de autoridades, convidados e do ginecologista mineiro Cláudio Crispi, que proferiu palestra com o tema “Avanços no Tratamento Cirúrgico da Endometriose Profunda”.

O CEHP vem com a proposta de atendimento e acolhimento diferenciado com equipe multidisciplinar para uma patologia complexa e de grande relevância para toda mulher portadora da Endometriose.  O Centro passa a funcionar no Empresarial RioMar Trade Center, Zona Sul do Recife. Durante a solenidade, o Diretor Médico do CEPH, Neidson Menezes, ressaltou a importância do Centro Médico para o estado. “O CEHP representa um caráter pioneiro no Estado de Pernambuco por enfrentar a doença com acompanhamento personalizado, desde o diagnostico até o tratamento clínico, cirúrgico, pós-cirúrgico e com terapias complementares.Uma iniciativa que já vem sendo construída há muitos anos. Vemos estudando e monitorando o quadro da Endometriose em vários estados do Sudeste e Nordeste. Infelizmente, existe hoje no mundo uma população de 200 milhões de mulheres portadoras de Endometriose. Pensar na patologia é um desafio nosso em Pernambuco e em todos os estados do país. Nosso grande desafio é restaurar a qualidade de vida dessas mulheres”.

De acordo com o médico, o CEHP disponibilizará serviços de ultrassonografia para mapeamento da endometriose profunda, além de um quadro composto de profissionais, entre eles ginecologistas, coloproctologistas, anestesistas, fisioterapeuta pélvico, nutricionista funcional, psicólogo especialista em dor, além de serviço de Nurse Care, com enfermagem personalizada.

A endometriose é definida pela presença de glândulas e estroma endometrial fora da cavidade endometrial e na musculatura uterina. A aparência cirúrgica varia significativamente, desde bolhas superficiais a fibroses infiltradas. A visualização direta confirmada pelo exame histológico continua sendo essencial para o diagnóstico. Pode se manifestar incidentalmente em pacientes assintomáticas, ou mais comumente em mulheres em idade reprodutiva que se queixam de dor pélvica crônica e/ou subfertilidade.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva, No Brasil, cerca de 6 milhões de mulheres têm a doença, cujo diagnóstico pode demorar até sete anos, entre o início dos sintomas e o diagnóstico.  O cuidado individualizado para pacientes com dor na pelve deve incluir avaliação e plano de tratamentos multidisciplinares que se concentrem na limitação do risco da recorrência e na melhoria da qualidade de vida.

A endometriose e a infertilidade estão associadas em 50% dos casos, ou seja, 50% das mulheres com endometriose têm infertilidade e 50% dos casos de infertilidade feminina podem ter a endometriose como uma das principais causas. O CEHP contará com atendimento humanizado e acolhedor, ambientes confortáveis e modernos, com tecnologia de ponta, que promovem bem estar, com precisão no diagnóstico e eficácia no controle da patologia, promovendo assim, uma melhor qualidade de vida às pacientes.

 

Palestra Dr. Cláudio Crispi

O presidente do Instituto Crispi de Ginecologia Avançada, sediada no Rio de Janeiro, o ginecologista Cláudio Crispi ministrou uma palestra com o tema: “Avanços no Tratamento Cirúrgico da Endometriose Profunda”. A palestra aconteceu durante a inauguração do CEHP para convidados e médicos especialistas. Com ampla experiência e atuante em hospitais renomados e com grandes recursos da cidade do Rio de Janeiro, o Dr. Cláudio Crispi coordena uma equipe multidisciplinar composta de profissionais altamente treinados e já integrou a delegação brasileira que participou do Congresso Mundial de Endometriose.

 

O Centro de Endometriose e Histeroscopia de Pernambuco fica localizado na Torre 3 do Empresarial RioMar, localizado na Av. República do Líbano, 251 – Pina, Recife.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *