Ranulpho abre exposição e celebra o Natal

Juarez Machado
Juarez Machado

No próximo dia 29 de novembro, o marchando Ranulpho realiza o último vernissage de 2016, com a abertura de sua tradicional mostra de fim de ano, batizada de Celebrando o Natal. A mostra coletiva reúne um conjunto de obras inéditas e mais uma seleção das melhores obras do acervo da galeria. O tema da mostra foi batizado em uma obra inédita criada pelo artista Raphael Guerra, pernambucano que mora atualmente na Finlândia, e preparou o quadro especialmente para esta coletiva.

 

A tela exibe a composição de objetos decorativos da época, representando a preparação do Natal em família e a expectativa do momento de celebração. Na janela, uma paisagem típica do Natal nos países frios, com neve e pinheiros. “Minha composição representa o espírito de Natal, criada em meu ateliê no Sul da Finlândia. Decidi fazer um híbrido entre uma natureza morta e uma paisagem”, descreve o artista.

Ainda de Rafael, são destacadas duas paisagens assinadas e datadas na Finlândia, que mostra “Um dia de chuva” e “Um dia de sol”.  Entre as obras inéditas da coletiva, também devem atrair olhares: “Maternidade”, de Vicente do Rego Monteiro, uma tela da década de 60, com 53 por 53 cm, com um formato menor do que é mais comum entre as obras do artista; uma pintura em pincel seco de Reynaldo Fonseca e trabalhos assinados por Juarez Machado, Rapoport, Romanelli, Armínio Pascoal e Ado Malagoli.

Entre as preciosidades, e uma bela tela em grande formato representando a igreja de São Francisco, em Ouro Preto, assinada por Benedito Luize. A curiosidade desta tela é que a tinta quando recebe o calor da luz reproduz o efeito de acender, transformando em pontos luminosos, as lamparinas representadas no contexto do quadro.

Serviço:

EXPOSIÇÃO CELEBRANDO O NATAL

Vernissage – Terça-feira -29 de novembro de 2016

Das 19 às 22h

Leia também: