DestaqueMercado

Retrospectiva do e-commerce: transações cresceram 80%

Pesquisa mostra que 95% dos consumidores pretendem continuar comprando online em 2021.

Não há dúvidas de que o ano de 2020 foi positivo para o e-commerce. Pesquisa realizada pela EbitNielsen no quarto trimestre deste ano com consumidores que compraram online mostrou que 95% deles pretendem continuar com esse hábito em 2021. No próximo ano, a expectativa ainda é que as vendas do e-commerce devam crescer 26%, o que levaria o setor a um faturamento de R$ 110 bilhões.

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), entre abril e setembro, 11,5 milhões de pessoas fizeram sua primeira compra pela internet. A associação registrou ainda a criação de mais de 150 mil novas lojas online no período. Outro estudo da Neotrust Compre&Confie, em parceria com a ABComm, indicou que o número de transações no comércio eletrônico, entre janeiro e agosto de 2020, cresceu 80%. O faturamento foi ainda 75,5% maior em relação ao mesmo período de 2019.

Para Felipe Dellacqua, VP de vendas e sócio da VTEX, multinacional que desenvolve plataformas de e-commerce presente em mais de 30 países, além de alimentação, setores como como móveis, decoração, material de construção, itens de cama, mesa e banho e material de escritório tiveram forte crescimento neste ano de pandemia.

“Uma categoria que surpreendeu bastante foi a de cama mesa e banho, que era pouco representativa, mas cresceu muito e continua muito grande, beirando os percentuais de alimentação”, conta Felipe. Segundo o especialista, o crescimento foi de mais de 300% em número de pedidos a partir de março – entre as empresas atendidas pela Vtex – puxado por alimentos.

Felipe também destaca a alta da demanda por eletrodomésticos. “Não sabemos se foi movimento de reforma ou construção de novas casas em locais mais afastados. Durante a Black Friday chegou a faltar estoque desses itens”.

Sobre o Natal, entre 10 e 24 de dezembro, a EbitNielsen divulgou que a expectativa é de aumento de 30% em vendas no e-commerce. De acordo com a Compre&Confie, 62% dos entrevistados afirmaram que neste Natal irão manter ou aumentar os gastos com presentes para familiares imediatos. Em média, os entrevistados devem comprar 36 itens com ticket médio menor que na Black Friday.

“Esse é um Natal diferente dos outros pela variedade de opções dos lojistas que antes não faziam venda por esse canal e hoje estão conectados devido à pandemia. Um outro detalhe importante é que o modelo de compras por Whatsapp direto da loja física ganhou uma escala grande e hoje faz parte do varejo físico. Então, muitas compras de Natal deverão ser feitas pelo Whatsapp com retirada na loja”, explica Felipe Dellacqua, vice-presidente de vendas e sócio da VTEX.

Sobre Felipe Dellacqua: É sócio e VP de vendas da Vtex (plataforma de Digital Commerce Solutions com presença em mais de 34 países) a frente de verticais como Fashion e Cross-Border. Presidente da ABECOM-CB (Associação Brasileira de E-commerce Cross-Border), Dellacqua foi um dos embaixadores do cross-border no país, sendo responsável pela criação do Movimento Brasil Global, que uniu a indústria de empresas globais para difundir o assunto no Brasil. Ministra cursos de MBA na Unicamp, ESPM, Faculdade Impacta e faz parte da banca de mentores do MBA de empreendedorismo da FIAP. Empreendedor serial do mercado digital desde 2006 e fundador de 4 empresas.

Sobre VTEX: A VTEX é a plataforma de Cloud Commerce que unifica a experiência do cliente em todos os canais em uma solução corporativa abrangente. Com uma infraestrutura “cloud auto-scaling” e um poderoso conjunto de aplicações, a plataforma acelera a transformação digital de operações complexas. A VTEX tem a confiança da Sony, Walmart, Whirlpool, Coca-Cola, Stanley Black & Decker, Nestlé e mais de 2.500 lojas on-line em 28 países. Em 2018, a empresa foi nomeada uma das principais players nas plataformas de comércio digital pelo IDC e Gartner. Como resultado da infraestrutura de ponta da plataforma, bem como de suas inúmeras soluções nativas integradas (mais de 1.000 parceiros estrategicamente posicionados globalmente, incluindo marketplaces, agências de implementação, empresas de pagamento e logística), a VTEX continua liderando o setor onde muitas empresas estão fornecendo serviços com tecnologias não atuais. Visite www.vtex.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *