Sala de Brincar da Casa Cor PE estimula a interação entre pais e filhos

Muito mais que um tradicional quarto de brinquedos, a sala do Brincar foi pensada para potencializar a relação entre pais e filhos com brincadeiras predominantemente lúdicas e tradicionais para que a criança solte a criatividade, muito além de brinquedos.

Assinado pelas arquitetas Kareny Melo e Marina Machado, o ambiente foi inspirado nos filhos de Dulce Gayoso, do Mãetamorfose, usando métodos educacionais aplicados na arquitetura como o Montessoriano e a Disciplina Positiva.

Foto: Divulgação

O Método Montessori é resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidos pela médica e pedagoga Maria Montessori e enfatiza a liberdade e desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança. Já a Disciplina Positiva, de Jane Nelson, defende uma relação de parceria com os filhos, baseada na empatia. Nesse sentido, “o espaço do Studio M2 possibilita que a criança seja observada, compreendida e evolua de forma própria, junto com os pais e acompanhando todo o desenvolvimento dela, ao longo da infância”, conta Kareny Melo.

Com 33m2, o espaço colorido incentiva a brincadeira do chão ao teto – logo no chão, o piso granilite tem tesouros escondidos, possibilitando uma nova surpresa a cada visita à sala, que conta ainda com palco, piscina de bolinhas e casinha na árvore, com árvore assinada pela artista plástica Náiade Lins e casinha feita sob medida pela Casttini.

Foto: Divulgação

Toda o mobiliário do espaço foi feito sob medida para o projeto. Entre os destaques, o sofá modulado desenhado pelas arquitetas e produzido pela Livre Decor, que é um quebra-cabeça, completamente adaptável para diversas necessidades. Além da casinha na árvore, a Casttini também assinou toda a marcenaria, inclusive o deque de madeira que é um palco e também cantinho de leitura, destacado pelo forro rebaixado junto com o trilho de iluminação. Toda em tons claros, a madeira presente aquece a Sala, deixando o ambiente mais aconchegante.

Na parte de decoração, o papel de parede, também da Livre Decor, remete a pingos de tinta, representando a criatividade da criança e, na saída, parede assinada pelo ilustrador Helton Rodrigues de França, com objetos e temas que Helena e Dudu, as personas do espaço, se identificam. Nas estantes, brinquedos tradicionais, de madeira e pano e livros, reforçando a ideia de desenvolvimento lúdico da criança.

Foto: Divulgação

Sobre o Studio M2 Arquitetas: Da parceria das amigas Marina Machado e Kareny Melo nasceu o Studio M2. Juntas, as arquitetas fundiram seus conhecimentos para apresentar um novo conceito em arquitetura. No Studio M2 elas trabalham com uma grande cartela de projetos, contemplando os comerciais, residenciais e ambientação, integrando sempre os pilares defendidos: design, funcionalidade e estética.

Serviço: 

Sala de Brincar – Studio M2 Casa Cor Pernambuco

Av. Dezessete de Agosto, 1112 – Casa Forte, Recife – PE

14 de setembro a 03 de novembro de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *