Secretaria de Meio Ambiente do Recife promove semana de imersão virtual para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente 

 

Iniciativa da Prefeitura do Recife tem objetivo de engajar a população através de desafios sustentáveis, dicas, educação ambiental, live para montar uma horta caseira e bate-papo “A melhor forma de (re)construir o futuro que queremos no ‘novo normal’ que emergirá” com a coordenadora de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul, Camila Chabar

Neste ano, o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, simboliza a oportunidade de repensarmos a nossa relação com a natureza. Com este objetivo, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS), promove uma semana de conscientização, reflexões e conexão com o verde através de desafios sustentáveis, dicas, retrospectiva de ações e debate através do perfil oficial da SMAS no Instagram @recifesustentavel.

Devido ao distanciamento social, a data será celebrada de maneira diferente em todo o planeta. O mundo virtual cumprirá o papel de estabelecer maneiras de reforçar o compromisso com metas e objetivos de desenvolvimento sustentáveis, assim como a mudança de pequenos hábitos no dia a dia com base nos pilares dos 5 R’s: Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar. “Tradicionalmente, a Semana do Meio Ambiente é realizada no formato presencial, mas, por conta dos acontecimentos mundiais em torno da pandemia, isso não será possível. Através de nossos recursos digitais, propomos o engajamento das pessoas em torno das causas ambientais, discutindo soluções e conexões para uma evolução sustentável na rotina e na nossa cidade”, explica o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, José Neves Filho.

Na abertura (1), será lançado o “Desafio Semana Verde” com propostas para serem cumpridas a cada dia da semana, como evitar o consumo de alimentos de origem animal, praticar a coleta seletiva e iniciar uma horta caseira através de alimentos que já tenha em casa. No dia seguinte (2), o perfil @recifesustentavel exibe uma retrospectiva dos projetos elaborados pela Prefeitura do Recife no combate à Emergência Climática. Em paralelo, o grupo de técnico da Secretaria de Meio Ambiente do Recife participa do Webinário Eficiência Energética em Edificações Públicas, das 14h às 15h, promovido pelo ICLEI – Governos pela Sustentabilidade, a fim de compartilhar experiências da iniciativa LEDS Lab com as etapas do projeto piloto de eficiência energética que está sendo planejado para o Hospital da Mulher do Recife. O painel Laboratório de Financiamento Climático para Cidades será compartilhado entre Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul, Edna Menezes, gerente-geral de sustentabilidade da SMAS, Isabela Issa, da Mitsidi Eficiência Energética, e Ana Caetano, da Prefeitura de Belo Horizonte. O encontro virtual reunirá participantes das cidades de Fortaleza, Belo Horizonte, Betim, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Sorocaba. E também da Colômbia, as cidades participantes são Cartago, Ibague, Manizales, Santiago de Cali, Área Metropolitana do Vale do Aburrá, Tópaga e Valledupar.

Na quarta-feira (3), quando é celebrado o Dia da Educação Ambiental, a arte-educadora Flávia Gomes conta o processo de criação dos personagens da Turma Mangue e Tal, quatro protetores da natureza que transmitem ensinamentos de preservação do meio ambiente através de linguagem lúdica inseridos no programa de educação ambiental da Prefeitura do Recife, Educar para uma Cidade Sustentável. O encontro será às 16h, no Instagram @recifesustentavel, com mediação da gerente de educação ambiental da SMAS, Danielle Sampaio, para destacar a importância dos eixos sustentáveis através das atividades desenvolvidas nos econúcleos. Durante o dia, os benefícios das árvores para o meio ambiente também entram em pauta com uma lista do que a natureza proporciona às comunidades urbanas, através de serviços ecossistêmicos essenciais, como ar puro, qualidade de vida da população e bem-estar coletivo.

Ainda no dia (3), a Prefeitura do Recife organiza, em conjunto com o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, o Webinário Engajamento e Conhecimento do Plano de Ação Climática da cidade do Recife, das 14h às 17h, com a participação de pessoas convidadas da sociedade civil, do terceiro setor, da academia e das mais diversas secretarias da prefeitura com objetivo de validar o desenvolvimento do plano. O documento estratégico que reúne ações de mitigação e de resiliência climática tem previsão de lançamento para agosto deste ano e é ferramenta fundamental para atingir a meta traçada pelo prefeito Geraldo Julio, de Recife Carbono Zero em 2050.

Na quinta-feira (4), a SMAS relembra a Maratona Verde do Recife, iniciativa inédita que marcou o plantio de 10 mil árvores em uma semana com a participação ativa da sociedade civil, e aproveita para incentivar o plantio e cuidado com as plantas no lar. Às 15h, a arte-educadora Silvana Coutinho ficará online no perfil @recifesustentavel para uma live com dicas de como montar uma horta em casa. O encerramento que marca o Dia Mundial do Meio Ambiente (5) será com um encontro virtual, às 14h30, baseado no tema Um convite a pensar na melhor forma de (re)construir o futuro que queremos no ‘novo normal’ que emergirá. A live será mediada pela coordenadora de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul, Camila Chabar, junto a gerente-geral de sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Edna Menezes.

As atividades realizadas online levam em consideração as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) de manter o distanciamento social, devido à pandemia da covid-19. “A conectividade tem um poder importante neste movimento em prol de comunidades mais integradas ao meio ambiente e que favoreçam o desenvolvimento de iniciativas sustentáveis, de forma individual e coletiva, de baixo carbono, crescimento verde e estratégias de adaptação às mudanças do clima”, pontua o secretário José Neves Filho.

 

Serviço:

Semana do Meio Ambiente – Ações virtuais, retrospectiva e bate-papo sobre o meio ambiente e eixos sustentáveis entre os dias 1º e 5 de junho de 2020 através do perfil da Secretaria no Instagram @recifesustentavel https://www.instagram.com/recifesustentavel/

Instagram: @recifesustentavel – Acompanhe toda programação através das redes sociais da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.

Dia 01/06 – Desafio Semana Verde // Instagram @recifesustentavel

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade montou um Desafio Semana Verde com missões baseadas em eixos sustentáveis para cada dia da semana . A ideia é que as pessoas possam compartilhar e interagir em um processo de novos hábitos e auto análise em prol do meio ambiente.

 

Dia 02/06 – Retrospectiva dos projetos elaborados pela Prefeitura do Recife no combate à Emergência Climática no perfil @recifesustentavel no Instagram

14h às 15h – Webinário Eficiência Energética em Edificações Públicas

Promovido pelo ICLEI – Governos pela Sustentabilidade, a gerente-geral de sustentabilidade da SMAS, Edna Menezes, compartilha experiências da iniciativa LEDS Lab com as etapas do projeto piloto de eficiência energética que está sendo planejado para o Hospital da Mulher do Recife. O painel Laboratório de Financiamento Climático para Cidades será compartilhado entre Rodrigo Perpétuo, secretário-executivo do ICLEI para a América do Sul, Edna Menezes, gerente-geral de sustentabilidade da SMAS, Isabela Issa, da Mitsidi Eficiência Energética, e Ana Caetano, da Prefeitura de Belo Horizonte.

 

Dia 03/06 – 16h: Live sobre Educação Ambiental baseada no tema: “O processo de criação da Turma Mangue e Tal e a importância da educação ambiental no desenvolvimento sustentável”, com a arte-educadora Flávia Gomes e a gerente de educação ambiental da SMAS, Danielle Sampaio.

14h – Webinário Engajamento e Conhecimento do Plano de Ação Climática da cidade do Recife promovido pelo ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade envolvendo participantes convidados da sociedade civil, do terceiro setor, da academia e das mais diversas secretarias da prefeitura com objetivo de validar o desenvolvimento do plano.

 

Dia 04/06 – Retrospectiva da Maratona Verde no perfil @recifesustentavel com fotos e vídeos que marcaram o plantio inédito de 10 mil árvores em uma semana, realizado na Semana Mundial do Meio Ambiente do ano passado.

Às 15h – Live com dicas para montar uma horta em casa, mediada pela arte-educadora Silvana Coutinho no Instagram @recifesustentavel.

Dia 05/06 – 14h30: Live baseada no tema Um convite a pensar na melhor forma de (re)construir o futuro que queremos no ‘novo normal’ que emergirá, mediada pela coordenadora de Mudanças Climáticas do ICLEI América do Sul, Camila Chabar, junto a gerente-geral de sustentabilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Edna Menezes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *