Tapioca Gourmet: Novos recheios dão deliciosos sabores ao prato

A tapioca é uma paixão nacional. Desde que surgiu há mais de 500 anos aqui em Pernambuco, a iguaria de origem indígena vem conquistando paladares diversos por seu sabor, possibilidade de recheios variados e baixo teor calórico. Hoje em dia, ela é um dos pratos mais procurados pela maioria dos brasileiros, ávidos por opções mais saudáveis para a alimentação. É que além de deliciosa, a tapioca é livre de gordura, glúten e sódio e pode substituir perfeitamente o pãozinho francês nas refeições.

Tapioca de queijo do reino com goiaba - Foto: Thais Carvalho
Tapioca de queijo do reino com goiaba – Foto: Thais Carvalho

Por ser uma massa neutra extraída da mandioca, a tapioca garante uma grande versatilidade no campo gastronômico. E, graças ao sucesso, o prato vem ganhando novos sabores e alternativas de consumo. Além da forma tradicional, a iguaria também pode ser degustada em receitas antes inimagináveis, como mingau, pudim de tapioca, cuscuz de tapioca, Tapioca brûlée com coco, bolinho de estudante e até Galetti de tapioca. Para os que preferem a tapioca clássica, os recheios podem ser os mais variados possíveis, como caranguejos e vatapá, para as opções salgadas, e umbu, cajá, graviola, pequi, buriti, cagaita, licori e goiaba, para as doces.

Tapioca simples com rúcula - Foto: Reprodução
Tapioca simples com rúcula – Foto: Reprodução

Além desses, o prato também pode ser encontrado em diferentes tipos de consumo, como beiju simples, beiju-ticanga, beijuaço, caribé, beijucica, beiju de folha, beiju de lenço. O nome beiju, também de origem tupi-guarani, é utilizado quando a tapioca fresca torna-se seca e crocante depois de levada ao forno. A diferença entre eles é pequena e, na maioria das vezes, são tidas como sinônimos. No Caffè Trieste do Empório Gourmet Reserva do Paiva, uma das opções que mais fazem sucesso entre os clientes é a tapioca com recheio de queijo do reino e goiabada. Ela une o doce e o salgado em uma mistura totalmente brasileira adaptada da sobremesa Romeu e Julieta. Uma delícia que encanta aos olhos e ao paladar.

%d blogueiros gostam disto: