Terçol sem cuidados pode causar problemas na visão

Ckloseup of an inflamed eye with a sty.

Formas de prevenção são simples; porém, caso avance, é necessária intervenção de um oftalmologista

 Quem nunca teve, se assusta ao visualizar em outras pessoas. Quem já teve, não quer ter novamente. Apesar da impressão amedrontadora, o terçol tem tratamentos rápidos. Ele geralmente se forma na base da pálpebra e é causado por uma infecção das glândulas sebáceas e sudoríparas apócrinas.

As pálpebras tem a função de proteger os olhos, ajudando a distribuir a umidade (através das lágrimas) e também desempenha uma barreira física contra lesões. Quando ocorre um pequeno acúmulo de secreção ou pus, o local fica vermelho e dolorido. De acordo com a oftalmologista do Instituto de Olhos Fernando Ventura, Catarina Ventura, as formas de prevenir e tratar são simples.

“A principal forma de prevenção é ter higiene dos cílios com lavagem com xampu de bebê (neutro), diariamente, na hora do banho. Assim que sentir o terçol, quando você pisca e dói, ou visualizar vermelhidão nos cantos das pálpebras, o ideal é começar com compressas mornas várias vezes ao dia para evitar que progrida. Caso haja algum avanço, aumento, uma inflamação maior, deve-se procurar imediatamente um oftalmologista, pois provavelmente será necessário o uso de antibiótico tópico ou outras medidas”, destaca.

Os sinais de piora estão relacionados com a infecção do terçol e incluem o aumento da dor e do inchaço, assim como da dificuldade em abrir o olho. Além disso, o aparecimento de pus, o fato do terçol não passar em oito dias e da infecção se espalhar para outras regiões do olho também fazem parte deste tipo de sinais.

Três dicas de prevenção

– Retirada da maquiagem evita contaminação do local e obstrução das glândulas;

– Tratar e prevenir conjuntivites alérgicas, para evitar a coceira;

– Pessoas com pele oleosa devem fazer limpeza diária das bordas palpebrais e cílios, com xampu neutro ou substâncias disponíveis para assepsia e uso oftalmológico.

Leia também: