Tio Pepe: magia no sabor e na arte

Restaurante Tio Pepe

Unindo uma gastronomia regional com um toque contemporâneo o restaurante Tio Pepe encanta, há 55 anos, clientes locais e turistas de outras regiões do Brasil e do exterior oferecendo um atendimento personalizado, único, com sua ambientação mágica e lúdica que retrata e valoriza a cultura nordestina. Um ambiente aconchegante, rústico e irreverente mostrando uma personalidade própria com quadros, obras de artesanato, pinturas, esculturas, panelas transformadas em luminárias, garrafas coloridas convertidas em vasos originais, bonecos coloridos e arranjos criativos nas mesas.
Atualmente, o Tio Pepe é comandado por Mirtes Garrido, filha do espanhol José Garrido Cid, o “Pepe”, fundador da casa, e Eduardo Andrade, gerente. Mirtes é a idealizadora dos pratos servidos e da ambientação divertida e arrebatadora. O restaurante tem uma capacidade aproximada de 280 lugares. São três ambientes: o salão principal e dois terraços, sendo um interno e outro externo, além de oferecer um amplo estacionamento privativo.

Filé de Pescada Amarela, conhecido como “Dona Pepa”

Para celebrar esta data histórica, o restaurante lança um novo PRATO DA BOA LEMBRANÇA, com o “Pepa Chiquetosa”, um farto Medalhão de Carne de Sol ao molho de cachaça e mel de engenho, servido com arroz nordestino, feijão verde, queijo coalho e creme fresco e mousseline de abóbora, onde iniciaremos nossa viagem enogastronômica. Escolhemos o vinho tinto francês “Premier Rendez-Vous Merlot e Cabernet Sauvignon”, safra 2017, que possui o aroma de frutas vermelhas e pretas maduras, como amoras, ameixas e framboesas, notas de especiarias, como pimenta, além de agradáveis notas de baunilha, nos fazendo viajar no sabor de taninos maduros e bom frescor. Seu final de boca é agradável e equilibrado, destacando-se por frutas pretas maduras e toques de baunilha.

PRATO DA BOA LEMBRANÇA, com o “Pepa Chiquetosa”

O segundo prato escolhido foi o “Filé Trifásico”, filé mignon grelhado que antes de ir para a brasa é recheado com cream cheese e blocos de bacon sem gordura, servido com risoto de cogumelo, banana à milanesa e macaxeira palha. O vinho tinto uruguaio “Garzon Tannat”, safra 2017, escolhido para acompanhar o prato, possui um aroma de frutas vermelhas maduras, como cerejas e framboesas, notas de frutas pretas, como amoras, além de toques de baunilha, especiarias e café. Seu sabor é de médio corpo, com equilíbrio impressionante entre a riqueza de taninos, muito aveludados, e a potência dos sabores frutados.

Filé Trifásico”, filé mignon grelhado que antes de ir para a brasa é recheado com cream cheese e blocos de bacon sem gordura

O terceiro prato é a “Carne de Sol”, contra filé grelhada, fatia de queijo coalho sobre a carne, servido com feijão verde, arroz, macaxeira cozida e farofa de abóbora. Para acompanhar escolhemos o vinho português da região do Douro “Quinta de Cidrô Touriga Nacional”, safra 2012, que apresenta cor ruby profundo com tonalidade violeta. O aroma é complexo, de frutos maduros e notas florais combinando-se com baunilha, que tem um sabor equilibrado, intenso e frutado. A estrutura é encorpada e aveludada, com final de boca longo e persistente.

Carne de Sol,  contra filé grelhada, fatia de queijo coalho sobre a carne

E para finalizar nossa viagem escolhemos o Filé de Pescada Amarela, conhecido como “Dona Pepa”, filé de peixe grelhado, servido com arroz de camarão com pimentões verde e vermelho, e batatinha nosete, que será harmonizado com o vinho branco francês de mesa seco fino “Chablis Les Amis Chardonnay”, safra 2015, que na boca nos proporciona notas frescas de citrinos e lima. Redondeza e delicadeza, elegância e persistência no paladar fazem dele um vinho ganancioso elegante. É um verdadeiro vinho do Chablis distinto e bem-nascido.

Filé de Pescada Amarela, conhecido como “Dona Pepa”

SERVIÇO:

Restaurante Tio Pepe
Horário de funcionamento: de terça a sábado, das 12h às 23h, e aos domingos, de 11h30 às 16h30
Aceita todos os cartões de crédito e vales-refeições
Rua Almirante Tamandaré, 170 – Setúbal – Recife-PE
Telefone: (81) 3341.7153
Site: www.tiopepe.com.br
Facebook: /tiopepe
Instagram: @restaurantetiopepe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *