Trama chega ao Recife com seminário de inovação e economia criativa no universo da moda


Moda, empreendedorismo, inovação e design estarão em pauta entre os dias 17 e 22 de agosto na TRAMA.
Mesas redondas gratuitas, workshops pagos, um tour em Caruaru e um safari urbano em Recife.
Atento ao desenvolvimento e modernização do setor de moda, acontece com incentivo do Funcultura o primeiro seminário Trama. O evento surge para  ampliar o seu debate com a discussão sobre novos processos na confecção de roupas e de design de produtos. Com o crescimento de marcas de moda no Nordeste e mais especificamente no Recife, os agentes culturais viram a necessidade de espaços que possam debater e trocar conhecimento para fortalecer este mercado em ascensão para a promoção e desenvolvimento de novas oportunidades econômicas, sociais e culturais.
 
O seminário é um espaço de troca de conhecimentos e experiências de aplicação dessas técnicas aos meios de produção, novos modelos de negócio e no relacionamento com o consumidor e com os próprios produtos. A forma de funcionamento de negócios criativos vem mudando. Com estes ideais, Germana Uchoa, idealizadora do Espaço Garimpo, e Carolina Herszenhut, produtora do O Cluster,  apresentam este seminário que acontece entre os dias 18 e 19 de agosto no no Cais do Sertão.
Este será um encontro para a promoção de debates e o desenvolvimento de ações que promovam a qualificação dos profissionais que atuam neste setor na cidade do Recife bem como, o desenvolvimento deste segmento no estado de Pernambuco. A programação conta com três workshops com inscrições pagas e mais seis mesas de debates com entrada gratuita.
Junto aos seminários e workshops, a Espaço Garimpo também vai promover um tour para o Armazém da Criatividade em Caruaru e um safari criativo em Recife, que tem como objetivo conectar pessoas com os espaços, marcas e empreendedores criativos na cidade. A ideia é proporcionar uma experiência diferente de programação na cidade com locais interessantes e pouco conhecidos.
O evento será transmitido ao vivo via internet com o intuito de formar novas plateias e viabilizar o acesso ao público de diferentes perfis. Todo o conteúdo será disponibilizado na íntegra para download após o término da programação. Além disso, será aberta uma chamada pública para a participação de estudantes de moda e design que queiram compor a equipe de produção do evento.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 1 > 18/08 (sexta-feira)

Mesa 1_10h: Memórias e Futurismo:  Guilherme Luigi (PE) + Renata Abranches (Bureau de Estilo – RJ) + Vick Fernandes (UNIPE – PB)

Mesa 2_14h: Empreendedorismo e Criatividade: Carolina Herszenhut (O Cluster – RJ) + Maitê Lacerda (Benta Studio – RJ) + Cris Moura (Estilista PE)

Mesa 3_17h: Consumo Ético e Sustentável: Gabi Mazepa (Re-Roupa – RJ) + Mariana Monteiro (Atelie Ourela) + Gabriela Maroja (UNIPE- PB)

DIA 2 > 19/08 (sábado)

Mesa 4_10h: Lovemarks: Ana Paula de Miranda (UFPE) +  Amanda Braga (Trocando em Miúdos – PE) + Lia Tavares e Marina Viturino (Duas Design – PE) +  Izabela Domingues (UFPE)

Mesa 5_14h: Novos Mercados e Plataformas de Moda: Germana Uchoa (Espaço Garimpo – PE) + Edgar Andrade (Fab Lab – PE) + Mari Pelli (Roupa Livre – SC)

Mesa 6_17h: Iniciativas Fora dos Centros: Cleo do Vale (Feira Criativa – CE) + Adalberto Rodrigues (Armazém da Criatividade – Caruaru – PE) + Clarissa Sóter (Mestre em Design – PE)

Cursos pagos:
Local: Porto Digital
17/08
14h: WORKCHOQUE: COOLHUNTING – Renata Abranchs

Leia também: