Tudo brilhando! Aprenda como limpar o sofá em casa

Especialista da MadeiraMadeira ensina a higienizar o sofás com produtos fáceis de encontrar e dicas práticas

O sofá é peça-chave na sala de estar. Uma combinação entre o móvel, tapete, cortinas e objetos de decoração ajuda a criar o ambiente perfeito para assistir a série preferida, conversar com a família, brincar com o pet e aproveitar o máximo possível esse momento de ficar em casa.

Fazer a limpeza com frequência no sofá é ideal, além da poeira que vai se acumulando, quem tem animais de estimação ou crianças pequenas em casa, o móvel é alvo da proliferação de ácaros, o que pode aumentar o aparecimento de doenças respiratórias.

Pensando nisso, a MadeiraMadeira, maior plataforma de produtos para casa do País, reuniu algumas dicas de como limpar e deixar o sofá novinho.

“O primeiro passo antes de começar a limpeza é observar o tipo de tecido que seu sofá foi fabricado. Esse cuidado é essencial para evitar o uso de produtos que mancham ou danificam o móvel.” explica Isabela Caserta, designer de produto da MadeiraMadeira.

Para descobrir todas as especificações sobre o móvel, basta conferir a etiqueta fixada no sofá. Nela, é possível saber o tipo de tecido e a forma correta de lavagem.

Linho, jacquard, veludo, chenille, suede, microfibra, couro, camurça, vinil, são alguns dos materiais de forro do sofá. Dependendo da característica do tecido, é indicada uma limpeza diferenciada, por isso é tão importante seguir as orientações descritas na etiqueta.

Antes de começar a limpeza em si, a dica é lavar as capas das almofadas no ciclo de roupas delicadas da máquina de lavar roupas. Depois passar o aspirador de pó por toda a superfície do móvel para remover a poeira ou pêlos de animais que ficam mais aparentes.

Depois de misturar bem a mistura indicada na imagem, aplicar no sofá com uma escovinha macia e retirar o excesso da passando um pano seco. Para um toque especial, também vale fazer outra mistura simples com meio litro (500ml) de água e uma colher de sopa de amaciante, e com uma escova de cerdas macias passar a solução em todo o sofá. Isso vai trazer um cheirinho de limpeza para o ambiente.

“É importante fazer a aplicação em dias quentes e deixar as janelas abertas para ventilar melhor, assim o móvel vai secar mais rapidamente e por fim, colocar as capas nas almofadas” afirma Isabela.

Outra dica importante é evitar o uso de produtos com cloro ou fazer limpezas com sabão em pó, pois podem causar manchas no tecido. A opção mais segura é o detergente líquido neutro ou um produto específico para limpar estofados.

Sofá e pets: Inimigos?
Errado! Os animais de estimação não precisam ser inimigos dos estofados. Para quem tem cachorros ou gatos, o ideal é usar capas protetoras, mas se o pet tem livre acesso é possível eliminar os pêlos que ficam grudados no tecido com o aspirador de pó e um pano um pouco umedecido, lenços umidecidos também são válidos. Outra dica prática para a remoção é envolver na mão um pedaço de fita adesiva larga e passar na superfície onde estão os pêlos. Dependendo da aderência da fita e do tipo de tecido, o truque funciona muito bem.

Sobre MadeiraMadeira
Criada em 2009, a MadeiraMadeira é a maior loja online especializada em produtos pra casa do Brasil. Um modelo híbrido entre e-commerce e marketplace que possui mais de 1 milhão de artigos. A empresa conta com 800 funcionários e está sediada em Curitiba.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *