Vai viajar com as crianças? Confira as dicas!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Embora se intensifiquem nas férias de julho, as dúvidas sobre viagens com crianças sempre estão entre as maiores preocupações de quem planeja viajar. Seja para lugares nacionais ou para o exterior, é preciso tomar alguns cuidados para que o momento de lazer e diversão não vire uma dor de cabeça. Uma ótima dica é escolher o local certo de acordo com o perfil dos integrantes da viagem. Para os que desejam viajar com seus filhos para locais sossegados, o destino certo é Cancún, localizada no estado de Quintana Roo, no México. “Famosa pelas suas praias, a cidade dispõe de ótima rede hoteleira com amplos espaços para a criançada se divertir, proporcionando tranquilidade durante a viagem”, explica o agente de viagens Igor Arruda, da Luck Viagens. Entretanto, Cancún não se resume somente às belezas naturais. “Há também bares e restaurantes, além de lojas de roupas, perfumes e artesanato com preço bastante atrativo que são opções para os adultos.”

Os Estados Unidos é outro país bastante procurado para viajar com os pequenos. Em Orlando, na Flórida, por exemplo, encontra-se o maior e o mais famoso complexo de parques do País, o Walt Disney World. Composto por 10 parques temáticos gigantescos, o local é o melhor lugar para quem deseja visitar os estúdios da Walt Disney e conhecer também os bastidores dos desenhos que fazem o imaginário infantil. Porém, se não der para programar uma viagem para o exterior, já que o dólar está em alta, existem alguns lugares no Brasil que são muito atrativos tanto para os adultos como para a criançada. Um exemplo é o Beach Park, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, na praia Porto das Dunas. O maior parque aquático da América Latina conta com praias, resorts, lounges e restaurantes, além de 18 atrações entre radicais, moderadas e infantis. Outra opção é o parque Beto Carrero World, em Santa Catarina, que é considerado o maior parque temático da América Latina. “Um dos mais famosos brinquedos de lá é o Crazy River, localizado na área temática do filme Madagascar e é ideal para quem gosta de água”, explica Igor Arruda. “Ele simula o rafting, prática de descer água corrente abaixo com um bote inflável, e leva os visitantes em aproximadamente 1 km de extensão de rio.”

Cuidados – Além de selecionar o lugar de acordo com o perfil dos viajantes, é necessário tomar algumas precauções, como tomar vacina contra Febre Amarela, se for para algum país da América do Sul. Também é preciso observar as documentações exigidas, como passaporte válido, caso sua viagem esteja programada para os EUA. Se a criança for viajar sem a presença dos pais é necessário ter uma autorização autenticada em cartório. Se um dos pais não puder assinar a autorização, deve-se requerer o documento na Vara da Infância e da Juventude. Além disso, é sempre necessário andar com todas as documentações da criança, como a Carteira de Identidade. Também é preciso orientar as crianças quanto aos cuidados básicos necessários antes da viagem. “Sempre é bom que os pais orientem os filhos, principalmente se a viagem for para fora do país. Cuidados como contato do guia e ter atenção com estranhos são básicos, mas podem evitar maiores transtornos”, adverte Igor.

%d blogueiros gostam disto: