Veículos da Honda iniciam viagem “Pro Outro Lado da América”

Neste domingo, 28, teve início a viagem Honda – Pro Outro Lado da América, capitaneada pelo navegador Amyr Klink e organizada pelo portal ECOInforme, do jornalista Joel Leite. Três WR-V e duas X-ADV da Honda partiram para uma jornada de 17 dias e mais de sete mil quilômetros para cruzar o continente sul-americano, saindo de Paraty (RJ) com destino a Lima, capital peruana.

O projeto tem o apoio do óleo genuíno Honda, que agora se chama Pro Honda. Com formulação exclusiva, desenvolvido especialmente para veículos da marca, garante máxima eficiência e funcionamento ideal do conjunto motriz em qualquer condição de rodagem, além de otimizar o consumo.

A equipe de 12 pessoas conta com a participação de Amyr Klink, do jornalista Joel Leite e da travel influencer Flávia Vitorino. Eles irão cruzar a América do Sul de leste a oeste com veículos Honda, totalmente originais de fábrica, passando por diferentes condições climáticas, de trajeto e altitude.

Cenários emblemáticos

O roteiro inclui a passagem por quatro países – Brasil, Bolívia, Chile e Peru. Durante essa jornada, os veículos da Honda vão trafegar em alguns dos cenários mais emblemáticos do continente, como o pantanal mato-grossense, no Brasil; o salar de Uyuni, na Bolívia; o deserto do Atacama e a reserva nacional las Vicuñas, no Chile; bem como a reserva nacional de Paracas, no Peru.

Depois de deixar Paraty, o grupo segue pela serra da Mantiqueira e cruzará o estado de São Paulo até a divisa com o Mato Grosso. O próximo destino será o Pantanal, onde os viajantes percorrerão estradas de terra para encontrar a fauna e a flora únicas deste pedaço do Brasil. No dia seguinte, o comboio irá cruzar a fronteira com a Bolívia e pernoitar em Santa Cruz de la Sierra, de onde seguirá até Samaipata para conhecer El Fuerte, uma gigante pedra talhada com desenhos pré-incaicos considerada um dos maiores monumentos arqueológicos do planeta.

Continuando a jornada, o WR-V e a X-ADV chegarão ao salar de Uyuni, já a 3.600 metros de altitude, maior deserto de sal do mundo. De lá até o Atacama, a viagem seguirá rumo sul pelas impressionantes paisagens do altiplano boliviano, onde as altitudes superam os 4.000 metros. Depois de cruzar a fronteira com o Chile e desembarcar em San Pedro, a equipe desvendará o deserto do Atacama por estradas pouco conhecidas para visitar lagoas altiplânicas e vulcões. Ainda no Chile e ainda acima dos 4.000 metros, os viajantes conhecerão a reserva nacional Las Vicuñas, um dos mais isolados pedaços do continente.

A entrada no Peru será por Arequipa e a parada seguinte será em Nazca, lar de um dos mais impressionantes mistérios arqueológicos da humanidade: os gigantes desenhos e formas geométricas que só podem ser vistos em sobrevoos. No último dia da jornada, a equipe chega ao litoral peruano sobre as exuberantes falésias da reserva nacional de Paracas. De lá, são mais 250 quilômetros até Lima, o ponto final da viagem.

Aptos para qualquer viagem

Os modelos WR-V e X-ADV levarão a equipe com segurança e conforto Pro Outro Lado da América. São veículos que permitem ao condutor trafegar em diferentes tipos de piso e oferecem um ótimo desempenho e versatilidade.

O WR-V foi o primeiro automóvel desenvolvido pela Honda Automóveis do Brasil. O SUV compacto traz a proposta de oferecer muito conforto, tecnologia e versatilidade, além de segurança.

O conjunto dinâmico do WR-V foi projetado para permitir altura do solo, vão livre e ângulos de ataque e saída compatíveis com a proposta de um SUV, sem comprometer o conforto e a agilidade de um modelo compacto. A versão utilizada na viagem é a EXL, que oferece como principais equipamentos ar-condicionado digital e automático touchscreen, central multimídia com conectividade com os sistemas Apple CarPlay e Android Auto, seis airbags e bancos revestidos em couro. Traz ainda uma das grandes inovações da marca, o sistema de bancos Magic Seat, que permite diversas configurações de assentos e a acomodação de objetos de grandes dimensões.

O WR-V é equipado com o motor 1.5 i-VTEC FlexOne, de até 116 cv de potência a 6.000 rpm e 15,3 kgf.m de torque a 4.800 rpm. A transmissão CVT possui conversor de torque, proporcionando uma resposta mais rápida e aceleração linear.

A maxi-scooter X-ADV une atributos como posição de pilotagem e capacidade de transpor obstáculos de uma moto aventureira a versatilidade e facilidade de condução das scooters urbanas. O veículo se sente à vontade no trânsito das cidades, mas muda de ambiente com tranquilidade para encarar qualquer tipo de terreno, como serão alguns dos trajetos os enfrentados na viagem Honda – Pro Outro Lado da América.

Trata-se de um misto de moto aventureira e scooter urbana, chamada de maxi-scooter. Em relação a uma scooter puramente urbana, a X-ADV tem motor mais potente, suspensões de longo curso com múltiplos ajustes, pneus de uso misto e oferece uma posição de pilotagem mais reta, como nas motos trails. A facilidade da pilotagem, porém, é a de uma scooter. A X-ADV é equipada com motor de dois cilindros de 54,8 cavalos e câmbio de 6 velocidades com sistema DCT, com dupla embreagem. Para frenagens mais seguras, conta com o auxílio do sistema ABS independentes em ambas as rodas.

Tanto o WR-V, como a X-ADV, utilizarão o óleo Pro Honda, produto original da marca, que garante máxima eficiência e funcionamento ideal do conjunto motriz em qualquer condição de rodagem.

O Pro Honda é um lubrificante de última geração e alta performance, com formulação exclusiva e aditivos de avançada tecnologia, que proporcionam total proteção ao motor. Foi especialmente desenvolvido para atender aos mais recentes requerimentos de lubrificação dos veículos Honda.

Apresenta excelente desempenho, proporcionando rápida resposta e melhor aceleração do motor. Também proporciona economia de combustível e proteção ao meio ambiente.

Equipe da viagem

Amyr Klink

Quando tinha 28 anos, ele veio remando da África ao Brasil na primeira travessia solitária a remo do Atlântico Sul. Desde então suas viagens marítimas e suas invernagens na Antártica encantaram o mundo. O mais importante navegador brasileiro, considerado o gênio do planejamento, é autor de diversos livros e um dos palestrantes mais procurados do país.

Joel Leite

Um dos mais respeitados jornalistas do setor automobilístico do Brasil, atuou durante 20 anos em várias editorias do jornal O Estado de S. Paulo; participou de diversos programas de rádio e televisão, jornais e revistas como comentarista especializado. É colunista do UOL, da Rádio Bandeirantes e diretor da AutoInforme e do Portal ECOInforme.

Flavia Vitorino

Influenciadora digital com quase 100 mil seguidores no Instagram, ela é repórter da revista Go Outside, uma das principais publicações do mundo no segmento de aventura.

Além deles, profissionais de foto, filmagem, produção, logística e dois pilotos de motos fazem parte da equipe, totalizando 12 pessoas. Os vídeos terão a direção do jornalista Diego Castellari, com roteiro e textos de Henrique Skujis, enquanto a fotografia ficará a cargo de Érico Hiller.

A condução das X-ADV ficará por conta de dois pilotos experientes: Líbera Costabeber, piloto de enduro desde os 14 anos, e uma das organizadoras da categoria feminina do Rally dos Sertões, na qual competiu em 2018; e Marcelo Leite, engenheiro e motociclista com experiência de viagens em mais de 80 países nos cinco continentes.

Como acompanhar

A viagem poderá ser acompanhada no site da Honda, bem como nos canais sociais da marca no Facebook da Honda Automóveis e Honda Motos, no YouTube de Automóveis e Motocicletas, nos Instagram da Honda Automóveis e Honda Motos, bem como nos canais dos portais AutoInforme e ECOInforme. A viagem será compartilhada diariamente por meio de vídeos, textos e fotos, que mostrarão os impressionantes cenários atravessados, além dos bastidores e experiências vividas pela equipe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *