VIRTUOSI chega à 20ª edição

A 20ª edição do VIRTUOSI – Festival Internacional de Música de Pernambuco  acontece desta quarta, 13, e vai até 17 de dezembro. A programação traz peças clássicas e contemporâneas e acontece simultaneamente em Recife, Olinda e João Pessoa.

A abertura  acontece às 19h no Convento de São Francisco de Olinda e traz concertos com a participação de Rose de Souza (voz) e Raiff Dantas Barreto (cello), e ainda a execução de obras de Waldemar Henrique, Laiana Oliveira e Babí de Oliveira celebrando a modinha brasileira. No dia 14, às 19h, o duo Rose de Souza e Raiff Dantas Barreto se apresentam em João Pessoa, no Centro Cultural São Francisco. Os dois concertos em Olinda e João Pessoa fazem parte da Tour Nordeste que o VIRTUOSI realiza a cada ano.

O público ainda confere talks com o tema “Aprendendo a ouvir música clássica” com o jornalista Irineu Perpétuo nos dias 14 e 15 de dezembro, das 10h às 13h no Portomídia, no Bairro do Recife. As inscrições estão abertas no site www.virtuosi.com.br.

Nos dias 15, 16 e 17 o VIRTUOSI vai para o Teatro de Santa Isabel e realiza uma série de concertos que começam no dia 15 às 19h com o Quarteto para piano e cordas de Brahms, seguindo com a apresentação das Quatro Estações de Vivaldi e Piazzolla. Na ocasião, apresenta-se o solista austríaco Benjamin Schmid vencedor de vários concursos incluindo o Carl-Flesch em Londres. Gravou cerca de 40 CDs e recebeu os prêmios Deutsche Schallplattenpreis, Grammophone Editor’s Choice,entre outros. É professor da Universidade Mozarteum Salzburg e Professor Convidado em Bern. É citado no livro de Jean-Michel Molkhou “Les Grands Violistes du xx siècle”, Volume II, como um dos 35 maiores violinistas dos últimos 50 anos.

Benjamin-Schmid-2-creditos-Julia-Wesely
No dia 16,  traz uma mini maratona que se inicia às 15h e segue até às 21h. A primeira parte da maratona estará a cargo da Orquestra Jovem de Pernambuco sob a regência do Maestro Rafael Garcia que apresentará um Tributo a Johann Sebastian Bach. Serão apresentados o Concerto de Brandemburgo nº3, o Concerto em mi maior para violino e orquestra tendo como solista o violinista Gilson Filho e a ainda a Suite nº 2 para flauta e orquestra cujo solista é o argentino Horacio Massone. Natural do Recife, Gilson iniciou seus estudos musicais aos seis anos e foi aluno do Conservatório Pernambucano de Música, período durante o qual foi premiado com o 1º lugar no concurso de cordas do CPM. Foi professor da Orquestra Criança Cidadã durante dois anos e integrante das orquestras sinfônicas da Bahia e da Paraíba. Com mestrado nos Estados Unidos, Gilson atualmente é membro da Orquestra Sinfônica da Bahia.
A maratona do sábado se encerra com a apresentação do violoncelista Leonardo Altino e Orquestra Virtuosi, executando o Pezzo Capriccioso de Tchaikowsky e a versão para cello e cordas do Concerto de Schumann em lá menor.
E para fechar, no domingo, a edição deste ano traz o Virtuosinho, com  uma programação infantil  que se realizará no Museu do Estado de Pernambuco a partir de 10h da manhã, com Contação de Histórias, Brincadeiras Musicais e Musicalização para Bebês com a professora Aline Ananias.
E partir das 17h, o VIRTUOSI – 20 ANOS DE PAIXÃO se despede com um Tributo a Chopin. Leonardo Altino e Victor Asuncion apresentarão a Polonaise Brilhante e a Sonata para cello e piano. No encerramento da programação, o pianista Victor Asuncion executa ainda dois Noturnos, a Sonata em si menor e os 24 Prelúdios de Chopin.

Serviço:
VIRTUOSI – 20 ANOS DE PAIXÃO
Concertos gratuitos
Informações: 3363 0138
www.virtuosi.com.br

%d blogueiros gostam disto: