Dirija Auto

1º Sertões Kitesurf consagra os campeões no Preá

Primeiro rally de kitesurf de longa distância do mundo chega ao fim no paraíso do esporte para fazer história. Após 500km, cinco dias de disputas e muita aventura, os cariocas Reno Romeu e Marcela Witt ficam com os títulos na Elite.

A Vila do Preá, em Cruz (CE), marcou a reta final do 1º. Sertões Kitesurfe Rio Grande do Norte, rally de longa distância inédito na modalidade, que teve início em Touros (RN). Todos os que concluíram o desafio marcaram seus nomes num momento especial para o esporte. De forma ainda mais marcante os campeões que inauguram uma galeria que promete chegar longe, a julgar pelas impressões mais que positivas e pela satisfação com os cinco dias de aventura.

Casos dos cariocas Reno Romeu e Marcela Witt, vencedores na Elite masculina e feminina. Campeão mundial e especialista no freestyle/big wave, o rider Reno entrou no espírito do rally – foi constante e conseguiu driblar o principal obstáculo: a falta de ventos no terceiro dos cinco dias. No último dia, procurou controlar os adversários. E acrescentou mais um título ao já impressionante currículo.

 

A ‘globetrotter’ Marcela – além de competidora é apresentadora de programas de TV sobre aventuras e esportes radicais -; também lidou bem com os imprevistos e o formato inovador de disputa. Como Reno, usou de energia e técnica para fazer a diferença num dia em que o combustível da prova – o vento – resolveu se esconder.

Na Adventure, o baiano Guilherme Foerster levou no masculino ao fim de uma disputa equilibrada. E Nathalia Martino, de São Paulo, fez valer a garra para superar o complicado terceiro dia e se tornar a campeã no feminino. O capixaba Fernando Giestas foi o melhor na Master masculina, com três vitórias nas quatro etapas disputadas pela categoria. Outra paulista, Denise Hajjar, fez bonito na competição feminina – andou sempre entre os melhores na geral dos atletas acima de 50 anos.

No balanço dos estados participantes, domínio do Sudeste, com dois títulos do Rio; dois de São Paulo e um do Espírito Santo. O Nordeste marcou presença no alto do pódio com a Bahia.

Como foi a quinta etapa

Vento, vento e mais vento. A região que é conhecida como a meca do kitesurf no Brasil justificou da melhor forma essa condição. E proporcionou condições de velejo perfeitas para o último dia do rally dos mares. Os competidores deixaram Icaraí de Amontada para um percurso que não apenas os locais conhecem muito bem. Ao longo dos 92km, passaram pela Praia das Aropoeiras e pela Barrinha, em Acaraú. No Rancho do Kite, que marcou o ponto final da aventura, misto de alegria, emoção e alívio – o físico já pesava após cinco dias desgastantes.

 

Para a festa de uma plateia na areia que contava com sua mãe Francisca, amigos e alunos de sua escolinha, Yaron Moura, natural do Prea, venceu sua quarta etapa das cinco disputadas, e confirmou a condição de revelação do Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte. Competiu com kite e prancha emprestados e contou com vários apoios – entre eles, o do empresário e apresentador Álvaro Garnero.

 

Situação semelhante à de Gabriela Rey, que na última hora trocou a condição de resgatista pela de competidora. Assim como Yaron, a vitória de etapa foi sua quarta – nos dois casos pesou a desistência no terceiro dia, em que os ventos fracos complicaram a vida dos kitesurfistas.

 

Na Adventure, Caio Gutierrez levou a etapa à frente de Pedro Hajjar, de 16 anos, por uma diferença de incríveis 4 segundos, com o campeão Gustavo Foester em quarto. E Nathalia Martino não deu chances às adversárias no feminino para confirmar o título da melhor forma no feminino. Mesmo caso de Fernando Giestas na Master.

‘Aspas’

Reno Romeu, campeão Elite masculino
“Foi uma prova de estratégia, de cabeça, um rally. Hoje eu larguei atrás do segundo e do terceiro e vim marcando até quase no fim, quando resolvi puxar um pouco mais. Todos os que chegaram aqui estão de parabéns, tenho certeza que todo mundo está esgotado, foi bastante puxado. Minha carreira já está mais para o fim e foi muito legal ver os meninos do Ceará e do Rio Grande do Norte andando forte. Quero ver essa turma arrebentando, os moleques são muito bons, conversamos bastante e procurei passar um bocado de dicas pra eles”.

Marcela Witt, campeã Elite Feminino
“Muito feliz por conseguir completar os cinco dias e vencer. Procurei encarar dia a dia, não olhar como uma missão impossível. Essa prova foi como a vida: a gente não pode botar toda a energia num dia só, tem que guardar um pouco para o dia seguinte. Eu tive força para fazer até o final a etapa com pouco vento, depois administrei e cheguei. É muito legal colocar todo mundo na mesma situação, o que nós vivemos aqui foi ver todos com a mesma oportunidade, os mesmos perrengues, isso fez a prova ser ainda mais justa”.

Gustavo Foester, campeão Adventure Masculino

“Foi difícil, na base da superação. É muito estressante lidar com condições diferentes de vento, com a necessidade de escolher o kite certo para cada dia. Eu sempre procurei fazer o meu melhor e acho que, assim como na vida, quando você se empenha, as coisas chegam. Muito feliz pela vitória”.

Nathalia Martino, campeã Adventure Feminino

“Não se trata de quanto você ganha, mas de quanto aguenta apanhar. É preciso ter humildade com o kite, respeitá-lo, ter a noção de que você não é melhor ou pior do que ninguém. Não tenho palavras para agradecer o que eu vivi, a cada um que participou do evento, que fez sua parte e fez acontecer. Tive um dia de muita superação e tenho certeza que cada um se superou do seu jeito. É sonhar, nunca desistir”.

Fernando Giestas, campeão Master Masculino

“Eu quase desisti da prova, nos treinos de vir rompi os meniscos de um joelho e estou aqui à base de injeção e remédios. Não foi fácil. A prova foi espetacular, competi em vários países diferentes no wind e no kite e nunca vi nada parecido”.

Denise Hajjar, campeã Master Feminino

“Foi difícil, pesado, mas eu me diverti demais. Reencontrei pessoas queridas, fiz novos amigos e lutei muito para conseguir esse troféu”.

Yaron Moura
“No meio do percurso eu já vinha tremendo de emoção, muito bom encontrar todo mundo aqui e vencer na minha casa. Foi muita garra para participar”.

 

Cezar Nunes, coordenador de Esporte e Lazer do RN

“Estamos muito felizes em poder apoiar esse grande evento. Trazer a largada do 1º. Sertões Kitesurf para o Rio Grande do Norte foi um marco para o esporte, dessa iniciativa histórica de percorrer longas distâncias, um rally aquático. Sem dúvidas os ventos do Rio Grande do Norte foram o combustível para iniciar esta fantástica aventura.  O RN já é uma potência no Turismo e certamente seremos também neste esporte. Nossos atletas estão despontando entre os primeiros colocados. Vamos consolidar a marca do RN como celeiro de atletas e o principal destino para a prática desses esportes. Estamos prontos para a próxima aventura!”

 

Resultados 5ª Etapa Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte
Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) > Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite – 92 KM

Elite Masculino

1. Yaron Moura (CE) 2h07min27
2. Arthur Veloso (PB) 2h10min09
3. Francisco de Sales Brito (RN) 2h11min41
4. Reno Romeu (RJ) 2h12min17
5. Francisco Dionatan (CE) 2h13min10

Elite Feminino

1. Gabriela Rey (SP) 2h35min44
2. Marcela Witt (RJ) 3h00min16
3. Paula Netto (RS) 3h16min36

Adventure Masculino

1. Caio Gutierrez Thomaz (SP) 1h32min55
2. Pedro Hajjar (SP) 1h32min59
3. Guilherme Brandão (SC) 1h41min01
4. Gustavo Foester (BA) 1h41min09
5. Guilherme Oliveira da Costa (DF) 1h45min36

Adventure Feminino

1. Nathalia Martino (SP) 2h08min55
2. Maria Fernanda Seadi (SP) a 4h39min22

Master Masculino

1. Fernando Giestas (ES) 1h47min33
2. Bruno Graça Melo (RJ) 1h49min28
3. Luís Haas (SC) 1h45min55
4. Vítor Manuel de Souza (POR) 2h02min51
5. Said Neto (SP) 2h03min33

Master Feminino

1. Denise Hajjar (SP) 1h57min48

Classificação geral

Elite Masculino
1, Reno Romeu (RJ) 12h37min37
2. Francisco Dionatan (CE) a 16min01
3. Francisco de Sales Brito (RN) a 20min45
3. Marcos Aurélio Nunes (RN) a 30min19
5. Arthur Veloso (PB) a 38min14

Elite Feminino
1. Marcela Witt (RJ) 17h06min34
2. Gabriela Reynard (SP) a 2h04min17
3. Paula Netto (RS) a 5h31min18
4. Marcela Sartor Montolar (SP) a 7h44min27
5. Ana Lúcia Galante (SP) a 8h18min26

Adventure Masculino
1. Gustavo Foester (BA) 9h19min24
2. Pedro Hajjar (SP) a 5min23
3. Caio Gutierrez Thomaz (SP) a 12min02
3. Marcos Botelho (SP) a 43min03
5. Kauan Esmerino (CE) a 1h06min20

Adventure Feminino
1. Nathalia Martino (SP) 9h32min38
2. Maria Fernanda Seadi (SP) a 4h39min32
3. Paula Hastrup (ARG) a 6h19min47
4. Bruna Kajiya (SP) a 6h31min48
5. Cris Dias (SP) a 10h17min22

Master Masculino
1. Fernando Giestas (ES) 9h28min45
2. Bruno Graça Melo (RJ) a 1h18min30
3. Luís Haas (SC) a 1h30min25
4. Vitor Manuel de Souza (POR) a 1h40min22
5. Said Neto (SP) a 2h48min42

Master Feminino
1. Denise Hajjar (SP) 11h21min02

Sertões Kitesurf Rio Grande do Norte

08/10: CHECK IN São Miguel do Gostoso/Touros (RN) – Kauli Kite Center

1ª. Etapa – 09/10 – sábado:

São Miguel do Gostoso/Touros (RN) > Guamaré/Praia do Minhoto (RN) – 92 KM.

2ª. Etapa – 10/10 – domingo:

Guamaré/Praia do Minhoto (RN) > Icapuí/Praia da Placa (CE) – 130KM.

3ª. Etapa – 11/10 – segunda-feira:

Icapuí/Praia da Placa (CE) > Beberibe/Praia das Fontes (CE) – 87 KM.

4ª etapa – 12/10 – terça-feira:

São Gonçalo do Amarante/Porto do Pecém (CE) > Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) – 127 KM.

5ª etapa – 13/10 – quarta-feira:

Amontada/Praia de Icaraizinho (CE) > Preá/Cruz (CE) – 97KM.

14/10: CHECK OUT – Preá/Cruz (CE) – Rancho do Kite.

Siga-nos em nossas redes sociais e saiba tudo sobre o SERTÕES KITESURF:
Site: www.sertoeskitesurf.com
Instagram: @sertoes.kitesurf
@sertoes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *