Oficina Francisco Brennand conta com programação especial no Mês das Crianças
Mês que traz o Dia das Crianças, outubro chega à Oficina Francisco Brennand combinando contemplação e produção artística, atividades e descobertas para toda a família. A agenda inclui visitas mediadas, oficina infantil de brinquedos modelados em argila e de confecção de pipas, atividades sensoriais, além de ações especiais que marcam a segunda fase da Temporada França-Brasil 2025. No dia 12, comemorando o Dia das Crianças, a entrada será gratuita para o público de até 12 anos — um convite para que os pequenos explorem o museu-ateliê e vivenciem momentos de lazer, aprendizado e imaginação.
Nos dias 11 e 12, o artista Fernando Portela conduz a oficina “Mão que cria, mão que brinca”, que propõe a criação de brinquedos em argila, estimulando a imaginação das crianças e aproximando-as do universo da arte. Serão duas turmas e a atividade tem investimento de R$ 75, incluindo a presença de um acompanhante, além da visita ao museu-ateliê. Há cota de gratuidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social inscritas no CadÚnico que podem solicitar a isenção do valor preenchendo um formulário disponível no link na bio do Instagram do museu.
Também com foco nos pequenos, a atividade “Artes na Oficina: o Voo de Ossain – Oficina de Confecção de Pipas”, com o educador Franci Castro, traz a magia do vento como inspiração para a programação gratuita no dia 19. A partir do itã “O voo de Ossain”, crianças, jovens e famílias poderão confeccionar suas próprias pipas com varetas, papéis e linhas, unindo técnica e imaginação em uma experiência que conecta arte, ancestralidade e natureza. Mais do que um brinquedo, a pipa torna-se um convite poético a refletir sobre o vento e as forças invisíveis que nos movem.
Temporada França-Brasil 2025
No dia 11 de outubro, a nova edição do Ocupa Oficina recebe a coreógrafa, bailarina e pesquisadora franco-caribenha Lénablou, que se junta aos músicos Félix Flauzin e Allan Blou, da Cie Trilogie Lénablou, para uma masterclass de Techniʼka, como parte do projeto “Entre os mares eu dancei – Guadalupe (FR) – Pernambuco (BR)”, intercâmbio cultural que propõe promover partilha de técnicas e movimentos característicos de danças típicas do Caribe com o público inscrito.
“Entre os mares eu dancei – Guadalupe (FR) – Pernambuco (BR)” é um projeto idealizado e promovido pela Oficina Francisco Brennand, do lado brasileiro, em parceria com o Artchipel Scène Nationale de la Guadeloupe e a Cie Trilogie Lénablou, do lado francês, como parte da programação oficial da Temporada França-Brasil 2025. A iniciativa foi pensada pelos governos dos dois países para celebrar seus 200 anos de relações diplomáticas.
Ocupa Oficina: “Kaz son | Casa-refúgio”
Também dentro da Temporada França-Brasil, no próximo 25 de outubro, será realizada a oficina “Kaz son (Casa-refúgio)”, conduzida por cinco artistas do Coletivo Masonn, que convida o público a explorar a ideia de casa-refúgio, entendida como um espaço real ou imaginário, individual ou coletivo. Os participantes trabalharão em grupos para criar partes desta casa (como quarto, quintal ou cozinha) utilizando sons, materiais e gestos ligados à memória. A atividade combina diversas linguagens — som, voz, colagem, corpo e cenografia — para construir coletivamente um refúgio poético e transdisciplinar, inspirado em referências culturais do Caribe, da Costa do Marfim, do Brasil e da Venezuela. A ação contará com dois tradutores francês/português.
Sobre a Oficina Francisco Brennand
Transformado em um instituto cultural sem fins lucrativos em 2019, a Oficina atua para preservar o legado do artista Francisco Brennand, ao passo em que fomenta e difunde práticas artísticas, educativas e culturais contemporâneas. No coração da Mata da Várzea, na capital pernambucana, o museu-ateliê salvaguarda um amplo conjunto de obras do artista, distribuídas em espaços expositivos, jardins – um deles projetado por Roberto Burle Marx – e reserva técnica. Fundada em 1971, a Oficina compreende também edificações fabris, ateliês e uma capela, cujo projeto é de autoria dos arquitetos Paulo Mendes da Rocha e Eduardo Colonelli, instalações de atendimento ao público, como café e loja, e unidade de apoio localizada no Bairro do Recife, na Casa Zero.
Serviço | Outubro na Oficina Francisco Brennand:
Oficina Mão que cria, mão que brinca, com Fernando Portela
Para quem: crianças de 7 a 12 anos
Como: presencial
Quando: 11 e 12/10 (duas turmas), às 14h
Local: Foyer do Cine-Teatro Deborah Brennand.
Inscrição: online, via link da bio do Instagram (@oficinafranciscobrennand)
Temporada França-Brasil 2025 | Masterclass de Lénablou
Como: presencial
Quando: 11/10, às 14h
Local: Oficina Francisco Brennand
Inscrição: online, via link da bio do Instagram (@oficinafranciscobrennand)
Gratuidade para crianças
Para quem: crianças, até 12 anos, acompanhadas pelos responsáveis
Como: presencial
Quando: 12/10, 9h às 17h (última entrada às 16h)
Não é necessário realizar inscrição
Artes na Oficina: O Voo de Ossain – Oficina de confecção de pipas
Para quem: Crianças a partir de 6 anos, jovens e famílias
Como: presencial
Quando: 19/10, 14h às 16h30
Local: Teatro Deborah Brennand e Praça Burle Marx
Link de inscrição: online, via link na bio do Instagram (@oficinafranciscobrennand)
Ocupa Oficina “Kaz son | Casa-refúgio”
Para quem: público geral
Como: presencial
Quando: 25/10, 14h às 16h30
Local: Foyer/Galeria de Arte da Accademia
Link de inscrição: online, via link na bio do Instagram (@oficinafranciscobrennand)