Ana Cristina Cunha assina a Sala Pausa na CASACOR Pernambuco 2021

Um convite à pausa e ao desfrute do tempo como momento de relaxamento é a proposta da arquiteta para a Sala Pausa, ambiente de aconchego com toque da arte pernambucana

Sabe aquele momento em que você precisa dar aquela parada e relaxar? A Sala Pausa, da arquiteta Ana Cristina Cunha na CASACOR Pernambuco 2021 é um convite, uma carta aberta ao momento de relaxamento que todo mundo precisa no dia a dia. Desconexão é a proposta do ambiente, que chama as pessoas para dar um tempo ao tempo. A CASACOR Pernambuco 2021,  mostra de decoração, que pode ser visitada na área externa do Shopping Recife, de 29 de outubro a 05 de dezembro.

A Sala Pausa é uma sala bem tranquila, com cores calmas e predominância do branco areia e da madeira. “Muito do que se vê nela é feito a mão, marcando na sala de convivência diária um aconchego que somente a leveza do tempo e da paciência do trabalho manual conseguem trazer”, diz Ana Cristina Cunha.

Um enorme sofá e duas poltronas largas formam a área de estar, que tem um centro de mesa com 24 ampulhetas de vidro com areia, que lembram as 24 horas do dia e também que “o tempo passa rápido e, por isso mesmo, as pessoas precisam desfrutá-lo também da melhor forma possível, na convivência com a família e com os amigos”, pontua a arquiteta. As paredes foram pintadas na cor branco areia com efeito velvet da Coral.

Acima das poltronas, na parede, uma frase do escritor e biólogo moçambicano Mia Couto: “O importante não é a casa onde moramos. Mas onde, em nós, a casa mora.” Ana Cristina Cunha utilizou o fundo da sala para posicionar uma mesa de quatro lugares, que tem a luz natural como pano de fundo. Uma cortina em tom claro é arrematada por barrotes em madeira.

Destaque no ambiente para peças de decoração pontuadas pela arte e materiais locais. O centro do teto da Sala Pausa recebeu a marcante “Luminária Parabólica”, toda em vime, desenhada por Ana Cristina Cunha e executada por artesão local.

Acima do sofá, objetos de arte popular em cerâmica pintados no branco areia da Coral e três quadros do artista plástico e psicólogo Antônio Mendes especialmente feitos para a Sala Pausa, todos inspirados na natureza do Vale do Catimbau, parque nacional que preserva área de caatinga entre o agreste e o sertão pernambucanos. Um cisne branco do artista plástico Francisco Brennand (2010) foi cedido por um colecionador, e é uma das raras peças feitas pelo artista na cor branca.

Para a criação da Sala Pausa a arquiteta Ana Cristina Cunha contou com o apoio de parceiros. Todo o ambiente foi pintado na cor branco areia e branco areia com efeito velvet da Coral. Todo o mobiliário do ambiente é da Alameda Decor e os objetos são da Finni Interiores. Os  barrotes de madeira do janelão ao fundo da sala foram executados pela Finger. A Sala Pausa é toda emoldurada, na parte superior, próxima ao teto, por mármore bruto travertino de fabricação da Vivarte e comercializado pela Refinare.

Foto: Rogério Maranhão

Ana Cristina Cunha Arquitetura

anacunha@anacunhaarquitetura.com.br

Instagram: @anacunhaarquitetura

Serviço CASACOR Pernambuco 2021

Período: De 29 de outubro até 5 de dezembro de 2021

Local: Pavilhão externo do Shopping Recife – Rua Padre Carapuceiro, 777

Horário: de segunda a sábado: das 14h às 22h.

Aos domingos e feriados: das 14h às 20h

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *