Notícias

Bairro dos Aflitos recebe Feirinha de carnaval da Funase na próxima terça-feira (10)

A Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) realiza, no dia 10 de fevereiro, a tradicional Feirinha de Carnaval, uma iniciativa gratuita que reúne produtos carnavalescos confeccionados por adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa. Com preços a partir de R$ 5,00, a programação começa às 10h e promete agitar o bairro dos Aflitos, no Recife, com itens cheios de cor, criatividade e identidade cultural.

Desde dezembro de 2023, a iniciativa integra uma série de feiras promovidas de forma sistemática pela instituição em meses comemorativos. A proposta é aproximar servidores e o público em geral dos produtos que recebem o Selo Libert’art, que identifica peças como tiaras, brincos, adereços, fantasias e outros itens carnavalescos confeccionados no âmbito das oficinas da Funase, acompanhadas por oficineiros nas unidades socioeducativas.

“A feira da Funase é um espaço de valorização do que os adolescentes e jovens produzem com talento, criatividade e esforço. Por isso, ela se consolida como um polo de geração de oportunidades e também de expressão cultural, onde o artesanato e as apresentações artísticas mostram à sociedade que esses jovens têm potencial, têm voz e direito à cultura. É a socioeducação acontecendo de forma concreta e visível”, declarou Heveliny Sousa, coordenadora do Eixo Cultura, Lazer e Esportes da Funase.

Além da feirinha, o evento contará com a premiação do concurso do Boi Treloso mais bonito, uma iniciativa cultural disponibilizada para todas as unidades socioeducativas do Estado. Para participar, as unidades reuniram os adolescentes interessados, desenvolveram a atividade internamente e escolheram um desenho para representá-las na competição. Ao todo, o eixo responsável recebeu 14 artes, sendo seis de unidades de internação, cinco de internação provisória e três de semiliberdade.

De acordo com a Portaria nº 418/2022 da instituição, 50% do valor arrecadado com as vendas dos produtos é destinado diretamente aos adolescentes e jovens que participaram da produção, como forma de incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido. Já os outros 50% são revertidos para a aquisição de matéria-prima, garantindo a continuidade das oficinas de artesanato nas unidades socioeducativas e fortalecendo o caráter educativo, formativo e sustentável da iniciativa.

Com a expectativa de reunir o público local, a Feirinha de Carnaval da Funase busca fortalecer o vínculo entre a instituição e a sociedade, além de ampliar a visibilidade das ações socioeducativas desenvolvidas nas unidades. Dessa forma, a Funase reafirma seu compromisso com a promoção da cultura, da inclusão social e da construção de novas oportunidades para adolescentes e jovens em cumprimento de medida socioeducativa.


Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Descubra mais sobre

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading