Bloco ‘Ser Diferente é Normal’, do Instituto Dimitri Andrade, promove Carnaval inclusivo para pessoas neurodivergentes no Recife
O Instituto Dimitri Andrade promove, no dia 23/02 (domingo), a partir das 9h, o Bloco inclusivo “Ser Diferente é Normal”, no Segundo Jardim de Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O bloco traz uma programação voltada para incluir foliões neurodivergentes e suas famílias no cenário carnavalesco da cidade. Entre as atividades estão banho de caminhão-pipa, orquestra de frevo, mini trio elétrico, a banda Super Kids e a bateria Fábrica de Samba.
Criado em 2017, o bloco “Ser Diferente é Normal” busca fortalecer a sociabilidade de pessoas neurodivergentes, sua emancipação e autoestima por meio de manifestações culturais, além de fortalecer o respeito à diversidade.
O bloco foi idealizado por Frínea Andrade, psicóloga, diretora do Instituto Dimitri Andrade e mãe de um adolescente com autismo, o Dimitri. Movida pelo desejo de proporcionar inclusão e alegria, Frínea percebeu como muitos espaços se fecham para pessoas com necessidades específicas. “Sempre fui muito festeira e queria que meu filho também pudesse viver essa experiência. O bloco nasceu desse desejo pessoal, mas acabou crescendo e se tornando uma forma de levar alegria e inclusão para muitas outras famílias”, destaca.
Em 2025, patrocinam o evento Officina Design, Treloso, Degusta, Paiva Atacadista, Congresso Autismo na Vida Adulta, Foco ABA e o Instituto Dimitri Andrade, com o apoio do Pinto da Madrugada.
“O bloco vem para criar um ambiente que respeite e acolha as diferenças. O Carnaval é uma celebração da diversidade, e o nosso bloco mostra que todos podem fazer parte dessa festa”, afirma a psicóloga e diretora do Instituto, Frínea Andrade.
Sobre o Instituto Dimitri Andrade
O Instituto Dimitri Andrade é especializado no Transtorno do Espectro Autista e tem o diferencial de atender os pacientes e famílias de forma individualizada e singular. Cada paciente é reconhecido por toda a equipe pelo nome, com a supervisão da diretora Frínea Andrade, que faz o acolhimento dos pais e pacientes e orienta as equipes. Além disso, também possui atendimento voltado para adultos, principalmente, pessoas inseridas nos níveis de suporte 2 e 3.
O Instituto Dimitri Andrade nasceu do amor de uma mãe, Frínea Andrade, que é psicóloga especialista em TEA e analista do comportamento, pelo seu filho Dimitri, que dá nome ao Instituto. Além do atendimento a pessoas com autismo, o Instituto também oferece serviços de atendimento a pessoas com outros transtornos globais do neurodesenvolvimento, da infância à fase adulta, como transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), deficiência intelectual, transtorno opositor desafiador (TOD) e síndrome de down. Funciona no estado de Pernambuco em três unidades: Boa Viagem e Barro, no Recife (PE), e em Palmares, mata Sul do Estado. O atendimento é feito de forma particular e também por meio de planos de saúde, ajudando a superar os limites atípicos através de atividades que vão além do consultório.
SERVIÇO
O que: Bloco Ser Diferente é Normal
Quando: 23 de fevereiro de 2025
Horário: 9h
Local: Segundo Jardim de Boa Viagem, Recife
Descubra mais sobre
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.