“Cada vez mais Recife”: Shopping Recife celebra 45 anos valorizando sua conexão com a cidade
No dia 7 de outubro, o Shopping Recife completa 45 anos celebrando sua história, valorizando o presente e projetando o futuro. Desde 1980, o shopping se consolidou como espaço de pioneirismo, inovação e convivência, sendo parte da rotina dos recifenses e da própria identidade cultural e social da cidade.
Mais do que um centro de compras, o Shopping Recife tornou-se ponto de encontro de gerações e palco para experiências artísticas, gastronômicas e de lazer, além de um importante agente da economia local. Carregar o nome da cidade sempre foi mais do que uma escolha: é reflexo de uma essência que pulsa em sintonia com o Recife.
Ao longo dos seus 45 anos, a história do Shopping Recife se mistura com a da cidade. E vice-versa. Uma verdadeira conexão e convivência com a cidade. Em celebração a este marco, a marca do Shopping Recife foi atualizada para valorizar ainda mais a palavra “Recife”, reforçando a relação afetiva e urbana com a capital pernambucana. O desenvolvimento da nova identidade foi conduzido pela agência global Design Bridge and Partners e a campanha de aniversário, assinada pela Ampla, traz o conceito “Cada vez mais Recife”, traduzido em um manifesto que conecta memória e futuro.
“Celebrar 45 anos do Shopping Recife é celebrar também o Recife. Nossa história se mistura com a da cidade, crescemos juntos, acompanhamos suas transformações e seguimos lado a lado em cada conquista. Com o conceito ‘Cada vez mais Recife’, reforçamos nosso compromisso de sermos um espaço de encontros, experiências e conexões reais com a cidade e com os recifenses, construindo sempre novas histórias e novas memórias”, destaca Renata Cavalcanti, superintendente do Shopping Recife.
Programação de Aniversário
Ratificando seu DNA de arte e cultura, a agenda de celebração teve início com a Feira NaFoz Andante – Edição Especial, que chegou pela primeira vez à Zona Sul em uma realização exclusiva do Shopping Recife, de 2 a 5 de outubro. Durante esses dias, o Terraço de Eventos se transformou em um espaço de descobertas e trocas, reunindo 52 expositores de arte, design, literatura, gastronomia, antiguidades e bem-estar. A programação também contou com a participação especial do artista visual Alisson Nogueira, de Petrolina, além de oficinas infantis conduzidas por arte-educadores e artesãos, garantindo uma experiência única para toda a família.
No domingo, dia 5, o Shopping Recife recebeu, pela primeira vez na cidade, a corrida Granado Pink, em parceria com a marca de cosméticos e perfumaria. Voltada para o público feminino, o evento destacou o compromisso do shopping com a saúde e o bem-estar, apresentando percurso de 5km e diversas atividades na arena localizada no estacionamento do centro de compras.
Neste dia 7 de outubro, data oficial do aniversário, o Shopping Recife celebra o momento lançando o seu manifesto, que será divulgado na mídia e compartilhado com colaboradores e lojistas, parte fundamental dessa história. A campanha conta com a voz da cantora Joyce Alane, destaque da cena autoral da música pernambucana e indicada ao Grammy Latino deste ano.
As comemorações seguem com o Final de Semana do Dia das Crianças – A Festa, nos dias 11 e 12 de outubro, ocupando a Pracinha Recife. O espaço será transformado em um ambiente lúdico e imersivo, com direito a DJ, banho de serpentinas e papel picado, máquinas de bolhas, gelo seco, personagens interativos e áreas de brincar livre. O acesso se dará por meio de ingresso social e as doações serão destinadas às famílias que fazem parte dos projetos do Instituto Shopping Recife.
Ainda em outubro, o Shopping Recife se conecta à cena criativa da cidade por meio do apoio e valorização a iniciativas culturais e de inovação. Na ART.PE, entre os dias 8 e 12, o SR assina o importante Prêmio Shopping Recife, que chega para celebrar e destacar a produção artística emergente e reconhecer a qualidade dos estandes participantes da feira de arte contemporânea. A premiação contemplará duas categorias: Artista Destaque, voltada a reconhecer um(a) jovem talento cuja produção se destaque pela relevância, e Estande Destaque, que valoriza propostas de excelência em expografia, curadoria e diálogo com os contextos contemporâneos.
A escolha será feita por uma comissão julgadora formada por nomes de destaque no cenário da arte — Lauro Cavalcanti, diretor da Casa Roberto Marinho e curador da recém-inaugurada exposição de Beatriz Milhazes, que vem especialmente do Rio de Janeiro para participar da comissão; Gabriela Davies (curadora e idealizadora da Comadre – RJ); os artistas visuais José Patrício (PE) e Paulo Bruscky (PE); e Nara Roesler (Galeria Nara Roesler – São Paulo | Rio de Janeiro | Nova Iorque) — reunidos a convite de Ione Costa, presidente do Instituto Shopping Recife. O prêmio reafirma o compromisso do empreendimento e da Art.PE em fortalecer o circuito da arte contemporânea, incentivar a criação emergente e apoiar a difusão cultural em Pernambuco em diálogo com a cena nacional.
Já a CasaCor 2025, de 4 de outubro a 30 de novembro, terá o Lounge Shopping Recife, assinado pela arquiteta Luciana Dias, além de uma curadoria de registros fotográficos dos 45 anos de história do empreendimento. O calendário se completa com o REC’n’Play 2025, de 15 a 18 de outubro, do qual o Shopping Recife é apoiador oficial, fortalecendo a ligação com inovação, tecnologia e criatividade.
No dia 26 de outubro, acontece a reinauguração do ParCão, o parque pet de 1.400 m² localizado ao lado do Parque das Esculturas. O espaço foi totalmente revitalizado e contará com um inovador projeto que traz agility, áreas de convivência separadas por porte, ambientes sensoriais, espaços instagramáveis e infraestrutura para eventos. O projeto foi desenvolvido pelo escritório de arquitetura Kátia Ferrão, com consultoria do biólogo Pedro de Lima, garantindo funcionalidade e bem-estar para tutores e pets.
Parque Gourmet
Entre as novidades mais aguardadas está a entrega do Parque Gourmet, primeira etapa do Masterplan do Shopping Recife. Com 6 mil m² distribuídos em três andares, o espaço reúne operações gastronômicas que vão do autoral ao clássico: Fazenda Churrascada, Brûlée Bistrô e Pâtisserie, Chiwake, Boteco Cia do Chopp, Sushi Yoshi, Terra, Toscana Trattoria e Zio Cucina. Além do Novo Quintal, espaço de entretenimento infantil, que passa a operar dentro do Parque Gourmet, trazendo ainda mais conforto e diversão para a família.
Com projeto desenvolvido pelo escritório inglês Broadway Malyan, o ambiente contará com 1,8 mil lugares, entrada independente, rooftop, varandas e áreas ao ar livre, em um projeto que une design sustentável, iluminação natural e integração ao verde. O Parque Gourmet reforça o conceito “Recife é mais sabor”, integrando lazer, convivência e gastronomia em um só lugar.
“Estamos entregando ao público um espaço que une arquitetura contemporânea, diversidade gastronômica e a essência do Recife como cidade criativa, acolhedora e plural. O Parque Gourmet é um marco da ressignificação do Shopping Recife e traduz a nossa essência: experiências cada vez mais completas e memoráveis”, detalha Renata Cavalcanti.
Natal 2025: Fábrica dos Sonhos
Ainda no calendário comemorativo, a temporada natalina será aberta no dia 2 de novembro, com o tema “Fábrica dos Sonhos”. Unindo magia, tradição e modernidade, a decoração traz toda a ludicidade da fábrica de brinquedos do Papai Noel para dentro do shopping. Um projeto assinado pelo artista plástico Juarez Fagundes.
Sobre o Shopping Recife
Fundado em outubro de 1980, o Shopping Recife soma 45 anos de atuação movido pelo pioneirismo. Primeiro centro de compras do Estado, foi o responsável por expandir a dinâmica do comércio no Recife, criando um novo eixo socioeconômico na Zona Sul da cidade. Alinhados às tendências globais do mercado, o empreendimento tem corpo societário composto pelos grupos JCPM, Allos, Magus e Milburn, que mantém um acompanhamento das transformações sociais para oferecer lazer, serviços, medicina e estética, produtos, experiências únicas e exclusivas e entretenimento de qualidade, de forma inovadora para os seus 60 mil clientes diários. Para isso, o Shopping Recife conta com estrutura que reúne 450 lojas (sendo mais de 90 no segmento de alimentação), 14 salas de cinema, centro médico, e espaços para eventos de pequeno, médio e grande porte, como o Parcão, um parque pet ao ar livre com 1.400m².