EventosNotícias

Casa Antica expande sua presença com a inauguração da CASA ANTICA – ANEXO 1

A tradição de três gerações dedicadas ao universo da arte e das antiguidades no Recife ganha um novo capítulo. Nesta quarta, 22 de outubro, a Casa Antica inaugura a CASA ANTICA – ANEXO 1, no Shopping da Decoração, no Pina, consolidando sua presença no cenário cultural e comercial de Pernambuco com um espaço inteiramente voltado ao mobiliário e design modernos, além de arte contemporânea.

Com 95m² divididos entre térreo e mezanino, o novo endereço tem projeto assinado pela da  Lume Arquitetura, de Clarissa Medeiros e Catarina Cunha. O espaço amplia o escopo de atuação da galeria de arte, fundada em 2009 e reconhecida pela curadoria refinada e pela expertise técnica no mercado. 

Segundo o sócio-diretor Paulo Moreira, a criação da CASA ANTICA – ANEXO 1  nasceu de uma demanda genuína do mercado. “Arquitetos e colecionadores nos procuravam constantemente em busca de mobiliário moderno brasileiro, mas relatavam dificuldade em encontrar peças autênticas. Percebemos que havia uma lacuna no mercado e decidimos abrir o CASA ANTICA – ANEXO 1 para atender a essa necessidade, oferecendo um ambiente seguro e especializado, em paralelo ao trabalho que já desenvolvemos com a arte moderna”, explica Paulo.

Na CASA ANTICA – ANEXO 1, o público encontrará uma seleção criteriosa de peças assinadas e anônimas do design moderno brasileiro e internacional, incluindo nomes icônicos como Jorge Zalszupin, Sergio Rodrigues, Percival Lafer, Zanine Caldas, Carlo e Ernesto Hauner, Michel Arnoult, Cino Boeri, Marcel Breuer, Gerrit Rietveld e Celina Zilberberg, além de grandes movelarias como Cimo, Fátima Arquitetura, Móveis Bertomeu, Novo Rumo, Casa Hollanda, Probjeto e Italma. O acervo inclui, ainda, luminárias Dominici, Lustres Pelotas e Studio Luce.

A CASA ANTICA – ANEXO 1  tem no acervo artistas contemporâneos, como Eduardo Sued, Yutaka Toyota (múltiplos), BB Schmitt, Eduardo Gaudêncio, Bruno Farias e Raul Córdula, entre outros nomes que dialogam com a proposta estética e histórica da Casa Antica.

Além da comercialização de obras e mobiliário, o grupo mantém seus serviços de consultoria, avaliação financeira e autenticação de obras de arte, sempre com o compromisso de unir seriedade, transparência e respeito à história de cada artista, coleção e objeto.

À frente da Casa Antica está Paulo Moreira, galerista, pesquisador e perito em autenticidade de obras de arte, com mais de duas décadas de atuação no mercado. Terceira geração de comerciantes de arte de sua família, ele possui especializações em Arte Sacra Barroca, Perícia de Obras de Arte e Mercado de Artes (Christie’s Education – Londres), além de ser sócio fundador do I3A – Instituto de Avaliação e Autenticação de Obras de Arte.

Inauguração CASA ANTICA – ANEXO 1
📅 22 de outubro de 2025
📍 Shopping da Decoração – Boa Viagem – Recife
📸 Abertura para imprensa e convidados

Instagram: @casaantica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *