ArquiteturaDestaque

Casa luxuosa: o que fazer para ter uma decoração de requinte

Saiba quais elementos são considerados mais sofisticados para compor um ambiente residencial

A casa é um local em que passamos grande parte do nosso tempo e é onde normalmente recebemos os familiares e amigos. Dito isso, investir em uma boa decoração, além do conforto, adiciona requinte e beleza à residência. Tal investimento pode melhorar a relação do proprietário com o espaço, tornando o ambiente mais atraente para aqueles que o frequentam.

A decoração consiste no planejamento e composição do ambiente. Ela tem o poder de transformar um simples espaço em um ambiente charmoso e aconchegante. Ao adicionar alguns elementos e toques especiais com autenticidade e estilo, é possível alcançar um visual sofisticado e, consequentemente, ter uma casa luxuosa.

(Créditos: iStock/ Vasyl Cheipesh)

Dicas de como ter uma decoração de luxo

A seguir, separamos um guia descomplicado para contribuir na hora de escolher a decoração da casa nova ou na reforma de algum ambiente.

  • Definir um estilo:

Existem vários estilos de decoração, como clássico, moderno, art déco, industrial e vários outros. Por esse motivo, na hora de escolher os itens de ornamentação e móveis, é preciso ter cautela para não sobrecarregar o ambiente com muitas informações diferentes e deixá-lo deselegante. Isso não quer dizer que é proibido mesclar os estilos, mas isso deve ser feito de forma cuidadosa e buscando sempre uma harmonia.

  • Tons mais neutros:

O ditado “menos é mais” nunca sai de moda. Dessa forma, estéticas com uma pegada mais clean promovem uma aparência mais elegante e minimalista. Essa ideia complementa a do tópico anterior, visando não pesar o ambiente na hora da decoração. Com essa finalidade, o proprietário pode optar por um tom mais claro para as paredes ou fazer uma mescla entre cores mais neutras.

  • Adicionar texturas:

Texturas como veludo, seda, couro e afins são excelentes para remeter a luxuosidade. Elas podem estar presentes em estofados, tapetes, mantas, cortinas, almofadas, e assim por diante. O mármore também é um elemento que traz essa proposta, sendo aplicável em bancadas, painéis, pisos, paredes e outros.

  • Móveis de madeira:

Móveis de madeira maciça têm um charme a parte, são duradouros e geralmente mais bonitos que os demais. Para as casas, considere adicionar buffets, cristaleiras e mesas na sala de jantar, armários planejados para cozinhas e quartos, estantes para o escritório ou outros cômodos, e nos aposentos, uma cabeceira esculpida, que por sinal pode ser para uma cama king, que, além de dar um ar de luxo, é mais espaçosa e confortável.

  • Casa inteligente:

Caminhar junto da tecnologia, atualmente, se tornou um requisito para ser sofisticado. Sendo assim, aderir à automação residencial é um ótimo meio para ter uma decoração de requinte. Para isso, há os sistemas de iluminação inteligente, cortinas automatizadas, móveis com carregadores e sistema de sons integrados, espelhos com luzes LED, T com painéis retráteis, além de assistentes por comando de voz, que podem facilitar o dia a dia.

Em conclusão, percebe-se que, com alguns ajustes e passos simples, é possível alcançar uma decoração que deixe a casa mais luxuosa e harmoniosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *