CASACOR Pernambuco 2025 abre as portas no coração do Recife Antigo com o tema “Semear Sonhos”
De 4 de outubro a 30 de novembro de 2025, o Recife será novamente a capital da arquitetura, do design e do paisagismo com a chegada da CASACOR Pernambuco. A mostra ocupa, este ano, mais um prédio histórico do Bairro do Recife: o Complexo Niágara S.A. formado pelos edifícios Niágara e Aliança, que juntos somam 3.000 m² e preservam a história da cidade em cada detalhe.
Sob o tema “Semear Sonhos”, a edição convida profissionais e visitantes a refletirem sobre o futuro das cidades e a repensarem o morar urbano, em busca de espaços mais sustentáveis, coletivos e integrados à natureza. O circuito da CASACOR PE 2025 tem 35 espaços mais uma área de palestras do Porto Digital — que será usada durante o Rec´N Play —, todos eles assinados por escritórios de arquitetura e design que criaram ambientes como apartamentos, lofts, cozinhas, quartos, lojas, livrarias.
O térreo será um espaço de encontro com operações abertas ao público, sem necessidade de ingresso: bar, café e restaurante – Bar Copergás por Ponto Cego, Café BRB por SOLO Brewing e Restaurante Cá-Já, bilheteria e lounge Peugeot, loja Artesanato de Pernambuco, Arena de Eventos Coral, loja Oficina Francisco Brennand, livraria Cepe, loja D’Unir+Ana Lúcia paisagismo sustentável e área verde com WC.
“Desde 2021, iniciamos esse conceito de manter os espaços operacionais abertos ao público, sem necessidade de ingresso. Desde então estamos numa crescente, essa ideia tem dado muito certo e, em 2025, teremos um terço da mostra que poderá ser visitada sem custo pela população. Nossa ideia é que isso atraia novos olhares, novos públicos, mas que também aumente a frequência daqueles que já visitam a CASACOR. Eles podem voltar outras vezes para tomar um café, almoçar, comprar um presente. Enfim, ocupar e dar vida a esse edifício histórico”, detalha Isabela Coutinho.
Nesta edição da CASACOR, o Recentro, programa da Prefeitura do Recife, aproveitou para revitalizar a Rua Itaiópolis, na lateral da mostra, e transformá-la em área de convivência para a população. “Queremos que a CASACOR PE 2025 seja um convite para sonhar e ao mesmo tempo agir. Seja um ponto de encontro para os recifenses e turistas. Que a região do Recife Antigo siga sendo ocupada e movimentada, através da arte e da cultura”, afirma Gabriela Coutinho, uma das diretoras da CASACOR Pernambuco.
Além da experiência gastronômica e cultural, os ambientes no 1º e 2º pavimentos estarão abertos à visitação mediante ingresso. As lojas, espaços e áreas expositivas reforçam a pluralidade da mostra, resultado de um olhar curatorial que privilegia estilos, linguagens e vivências diversas. Alguns desses espaços preservam elementos originais da casa, como o pé-direito e o piso e a escaiola italiana do início do século foi restaurada, para resgatar um pouco a memória do prédio histórico. Outros usam elementos como a madeira, a leveza da vegetação e a imponência das pedras naturais, para traduzir a alma brasileira em elementos que envolvem, acolhem e encantam. Além disso, o uso da iluminação bem pensada, obras de arte de artistas locais, elementos regionais que sempre estiveram presentes nas outras edições da mostra, completam e contextualizam a CASACOR PE 2025.
“Escolhemos o Complexo Niágara não apenas pela imponência arquitetônica, mas pela sua localização estratégica: é um ícone da memória recifense e, ao mesmo tempo, um cenário vibrante para se pensar o futuro da cidade. A CASACOR é sobre esse diálogo entre passado, presente e o que está por vir”, completa Gabriela.
O Complexo Niágara S.A., onde acontecerá a CASACOR, é um imóvel de estilo eclético situado numa localização privilegiada, com duas fachadas principais, uma voltada para a Avenida Rio Branco — via totalmente dedicada a pedestres — e outra para a Rua do Apolo. Assim como aconteceu em edições passadas, numa parceria com Carlos Fortes, este ano também terá um projeto luminotécnico para a fachada do prédio que ficará como legado para a cidade.
Essa edição da CASACOR PE, marca os 10 anos da atual diretoria à frente da mostra, uma verdadeira aventura vivida com muita alegria e dedicação, por três mulheres apaixonadas por arquitetura e cultura. Não à toa, durante esse tempo, a CASACOR ocupou lindos casarões em bairros residenciais da cidade, sempre buscando valorizar e preservar a história da cidade através da arte.
Elenco – Os visitantes vão conhecer os projetos de: Duna Arquitetura, FV Arquitetos, PMZ Arquitetura, Michelle Padilha, Albuquerque + Malvim, Jaime Portugal, Diogo Viana, Decoração pra Você + Azul Pitanga, Cynthia Costa Arquitetura, Dani Pessoa, Ana Cristina Mendonça, Karla Grimaldi, Shirley Bastos, Estúdio NOI, Mayra Menezes, Rafaella Bittencourt, Maria Meira Lins, Studio M2, Plier Arquitetura, Cecília Lemos, Dubeux Vasconcelos, André Carício, DUO PL Arquitetura, Cadu Arquitetura, Porto Carreiro Arquitetura, Atmosphera Plantas e Paisagismo, Juliana Dijck, Luiza Nogueira, Fábrica Arquitetura, Andréa Calábria, Cacau Araujo, Luciana Dias, Tarcísio Dantas, Time Recentro, Diego Ferraz & Arquitetos e Estúdio Carlos Fortes.